in

Comprar ou alugar caminhões? Conheça as vantagens de cada opção

Descubra o que compensa mais na hora de investir: comprar ou alugar um caminhão em 2022

Imagem de chapay por Pixabay

O sistema rodoviário brasileiro ainda é o principal meio de transporte para todo tipo de carga e mercadoria no país. Não é à toa que existem uma infinidade de empresas de logística empenhadas em manter a economia brasileira girando. Com isso, muitos empreendedores querem criar as próprias transportadoras e acabam se deparando com um dilema: será que vale mais a pena optar pelo aluguel de caminhões ou comprar a própria frota? Vamos entender as vantagens de cada uma das opções.

Publicidade

Primeiramente, vale destacar que existem ótimas formas de encontrar caminhões à venda ou para aluguel. Por isso, é importante começar a comparar os preços online desde já e aproveitar as melhores ofertas disponíveis. Porém, se você ainda está bem dividido e apenas comparar preços não irá resolver, preste atenção nas vantagens de cada negócio.

Comprar ou alugar caminhões? Vantagens da compra:

Se você está pensando em adquirir os próprios caminhões, sem precisar alugar, entenda quais são os pontos positivos. De modo geral, caso tenha uma boa reserva em caixa e queira investir nos veículos próprios, a compra pode ser uma boa ideia.

Publicidade

Caminhões próprios aumentam o valor do patrimônio da empresa e dispensam o custo mensal do aluguel. Ou seja, em momentos de estagnação e crise econômica, basta deixar o bruto parado para não perder dinheiro. Aliás, esses veículos ainda podem ser vendidos ou alugados para gerar renda.

Publicidade

Dessa maneira, mesmo que a sua empresa passe por situações difíceis, os caminhões permanecerão no local. Além disso, a vantagem de conhecer o próprio maquinário é também um grande diferencial. O lucro adquirido acaba sendo maior, já que não existem custos fixos a mais por mês.

Publicidade

Comprar ou alugar caminhões? Vantagens da compra:

Para aqueles empresários que estão receosos em gastar muito comprando os próprios caminhões, o aluguel se apresenta como solução. Principalmente para empresas novas, esta pode ser uma ótima saída.

O aluguel tem a vantagem de eliminar os custos com tributação e manutenção dos veículos. Mais do que isso, a empresa apresentará uma frota moderna e atualizada para seus clientes. Isso sem ter necessidade de gastar uma fábula comprando caminhões novos.

Outra vantagem do aluguel de caminhões está na isenção de seguros. Geralmente, o seguro de um caminhão costuma ser bem pesado, e ter esse valor dispensado da conta mensal é um alívio. Se esta é a sua situação, optar pelo aluguel deve ser a melhor saída.

Como comprar ou alugar caminhões

Seja qual for a solução escolhida, a parte que mais exige atenção é a de encontrar bons ambientes para negociar sua frota. Seja alugada ou comprada, é preciso que o empresário escolha com clareza e confiança onde irá investir seu dinheiro.

Para isso, pesquise com cautela e dê preferência para empresas idôneas, com bastantes opções. Com o avanço da tecnologia, é possível fazer tudo isso online, de forma segura e sem sair de casa.

Publicidade