in

7 dicas de especialista que ajuda a fortalecer a imunidade e evitar a gripe

Aprenda algumas dicas que auxiliam a manter o organismo forte para evitar infecções como a gripe.

Foto: Shutterstock

Além da pandemia do coronavírus, o Brasil enfrenta um surto de gripe que acabou se alastrando por vários estados. Agora, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados, pois a população já estava em alerta devido à nova variante Ômicron. Já houve casos de pessoas que se contaminaram com as duas infecções ao mesmo tempo, e a condição foi chamada de Flurona.

Publicidade

Portanto, é extremamente importante fortalecer o sistema imunológico para tentar evitar contrair gripe. Além disso, o risco de contrair Covid-19 mesmo em pessoas vacinadas já é uma situação real. Por isso, com o organismo forte é mais fácil combater doenças infecciosas. Para ajudar você a ter um sistema imune fortalecido, esse artigo vai dar algumas dicas.

Veja sete dicas preciosas que o especialista Guilherme Furtado, infectologista do Hospital do Coração, em São Paulo, ajudou a elaborar para ajudar a fortalecer a imunidade e evitar a gripe.

Publicidade

Álcool e Cigarro

Esses são dois vilões da saúde, pois contém substâncias químicas e tóxicas que contribuem para debilitar o sistema imunológico. Portanto, se você costuma usar álcool e cigarro, é importante abandonar esse hábito rapidamente.

Publicidade

Beber água

Manter o corpo bem hidratado é importante para que o organismo consiga fazer a liberação das toxinas do corpo deixando o muco mais fluído.

Publicidade

Ambiente nem muito úmido, nem muito seco

O uso do umidificador de ar é um bom aliado para dificultar que o vírus permaneça no ar. No entanto, é preciso ter cautela para não exagerar na dose e acabar favorecendo o aparecimento de fungos.

Alimentação

Ter uma dieta balanceada é a chave do sucesso para manter o sistema imune forte. Por isso, para evitar a gripe, comer frutas, vegetais, nozes, sementes e ingredientes integrais é super bem-vindo.

Apreciar o ar livre

Respirar ar puro é muito importante, busque sair um pouco de dentro de casa, mesmo que seja no quintal ou varanda. Ar fresco e o abastecimento do estoque de vitamina D com o sol são atitudes simples, mas fundamentais para poder deixar o sistema imune fortalecido.

Sono de qualidade

É importante estar atento ao sono, pois enquanto uma pessoa dorme o organismo libera citocina, que é uma substância que ajuda a deixar a imunidade forte e consequentemente evitando a gripe. Se o indivíduo dorme mal, o corpo não produz a citocina.

Evitar o estresse

É algo difícil, mas situações que geram estresse prejudicam a saúde mental e diretamente a imunidade.

Procure ter hábitos saudáveis e não deixe de incluir a prática de atividade física, afinal de contas, tudo contribui para um sistema imunológico forte. Desta maneira, o corpo consegue evitar doenças como a gripe.

Publicidade