in

Como lavar as roupinhas do seu bebê recém-nascido

Aprenda o passo a passo para a lavagem das roupas do seu bebê recém-nascido.

Casa pratica qualita

A preparação do enxoval do bebê é um momento marcante para as futuras mamães. Cuidar de cada detalhe para a chegada do filho é muito importante para que a vida da futura mãe seja facilitada. É nesse momento que as dúvidas sobre como lavar as roupinhas do bebê começam a surgir. Sendo assim, veja como lavar as roupinhas do seu recém-nascido antes do parto.

Publicidade

É recomendado que o enxoval comece a ser comprado entre 16 e 20 semanas de gestação. É nesse período que os pais já descobriram o sexo do bebê e já podem comprar as roupinhas nas cores preferidas. Com o enxoval comprado, é necessário começar a lavar as peças. Todos os itens que serão usados pela criança precisam ser lavados. Nunca vista seu bebê com uma peça nova, antes de lavar e passar.

Em que ordem as roupas devem ser lavadas?

Comece lavando os itens maiores, cobertores, lençóis, edredons, chales, mantas, toalhas e fraldas de pano, precisam ser os primeiros na ordem de lavagem. Em seguida, dê prioridade para lavar as roupas de tamanho RN, PP e P, pois elas serão as primeiras a serem utilizadas pelo bebê logo após sua saída da maternidade e precisam estar limpas antes desse período. Deixe para lavar as roupinhas de tamanho M, G e GG depois que os tamanhos menores estiverem limpos.

Publicidade

É recomendado o uso de sabão neutro para a lavagem das roupas. Atualmente, existem muitas opções que podem ser utilizadas pelas mamães, mas, na dúvida, opte pelo sabão de coco ou com cheiro mais suave.

Publicidade

Não utilize amaciante nas roupas do bebê, o uso desse produto é dispensável quando se utiliza sabão próprio para roupas infantis, mas, se mesmo assim você quiser usar o amaciante, dê preferência aos amaciantes próprios para roupa de recém-nascidos.

Publicidade

Escolha começar a lavar as roupas em um dia quente e com sol. Pois, é muito importante que as roupas sequem no mesmo dia. Isso evita, além do cheiro ruim, que bichos pousem nas peças. Se o dia que você escolheu estiver chuvoso, coloque as peças em um canto arejado, para secarem mais rapidamente.

Ao contrário do que muitos pensam, as roupinhas do bebê podem ser lavadas na máquina, a menos que a descrição da etiqueta diga o contrário. Escolha o ciclo mais curto da máquina e coloque as roupinhas para lavar, pois, esses itens não estão sujos, a lavagem acontece apenas para retirar poeira. Se você optar por lavar as roupas na mão, deixe-as de molho por duas horas e esfregue as peças delicadamente. Utilize a quantidade de sabão indicada na caixa do produto. O uso excessivo de sabão não é indicado, pois, pode manchar as roupas.

É necessário passar as roupas?

Sim! É muito importante que todas as roupas da criança sejam passadas antes do primeiro uso. Se você mamãe já está sentindo o peso da barriga e não consegue ficar horas em pé passando as roupinhas de seu bebê, peça ajuda para sua rede de apoio. Na maioria das vezes as avós e tias do bebê, podem ajudar nessa tarefa, mas se você não tem essa rede de apoio, nem tem condições de pagar alguém para fazer o serviço, divida as roupinhas e vá passando gradualmente, sempre dando prioridade para as roupinhas de tamanho menor.

Não se esqueça de fotografar o varal enfeitado com as roupinhas do seu filho, cuidar do enxoval é muito trabalhoso, mas, quando você olhar para trás e lembrar dos momentos que passou, se sentirá feliz em ter registrado essa etapa de sua vida como mãe.

Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.