in

Como cuidar dos machucados de seus pequenos

Aprenda a cuidar dos ferimentos do seu filho em casa, evitando as infecções.

Pixabay

Quando se tem criança em casa é quase impossível evitar que algumas quedas e machucados aconteçam. Diante de uma situação como essa, a maioria dos pais de primeira viagem entram em desespero. Sendo assim, é importante aprender a lidar com os ferimentos que por ventura aconteçam ao seu filho, para saber como proceder diante de um acidente.

Publicidade

Como tratar machucados em casa

Como é quase impossível evitar que quedas durante as brincadeiras aconteçam, é importante saber que os cuidados com um ferimento são de extrema importância para o machucado não infeccionar. A grande preocupação dos pais deve estar atrelada ao que precisa ser feito imediatamente após o acidente. 

A primeira coisa que deve ser feita é a limpeza do ferimento apenas com água e sabão. Essa medida pode incomodar as crianças, mas é necessária para retirar a sujeira que por ventura tenha entrado no ferimento. Lave a ferida com muita água e sabão, seque e deixe o local arejado. Evite colocar fita adesiva ou semelhantes, em cima do local afetado, enquanto estiver dentro de casa.

Publicidade

Deixe a ferida sempre limpa

Se precisar sair, utilize uma gaze com esparadrapo, sobre o ferimento, pois o contato com locais contaminados pode ocasionar uma infecção na ferida.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Em casos de feridas muito grandes ou em locais como cabeça, boca e rosto, é importante estancar o sangue com o auxílio de um pano. Pressione o local por cinco a dez minutos e observe para ver se o sangue parou de sair. Se mesmo com pressão por esse período, o sangue continuar saindo, vá para a emergência mais próxima, pois pode ter acontecido algo mais sério e o atendimento médico é vital para a melhora.

Publicidade

Um dado muito importante é que não é recomendado que substâncias como álcool, iodo e água oxigenada sejam aplicadas sobre o ferimento. Esses produtos podem causar irritação na pele e consequentemente a piora do machucado. Também é importante não arrancar a casquinha que nasce quando o ferimento começa a sarar, pois a casquinha é a proteção da ferida e sairá sozinha.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.