in

Ômicron, Delta ou gripe? Como diferenciar os sintomas mais comuns de cada tipo de infecção

É importante saber diferenciar os tipos de infecções para buscar ajuda médica quando necessário.

Reprodução Metropoles/Exame

As doenças virais costumam apresentar sintomas semelhantes no organismo. Por isso, é importante saber os sinais de cada uma para poder proteger melhor a saúde. Especialmente agora, que o país enfrenta um período em que formas diferentes de vírus estão circulando, entre elas a Delta e Ômicron – que são variantes da Covid-19. Também o vírus Influenza H3N2 tem provocado um surto de gripe no Brasil.

Publicidade

De acordo com a infectologista Ana Helena Germoglio, a infecção causada pelo vírus da Covid-19, seja pela variante Ômicron ou Delta, os sintomas são bem parecidos. “No início da Covid-19, existiam sintomas característicos como perda de olfato e paladar, que a gente não viu com tanta frequência com a Delta e, muito menos agora, com a Ômicron”, explicou a médica.

A especialista ressaltou que a variante Ômicron está relacionada aos sintomas respiratórios considerados mais leves, como o de um resfriado. Já a gripe forte normalmente apresenta febre alta e evolui para outros sintomas como dor no corpo, costas, tosse e dor de garganta. A infectologista frisou a importância do isolamento social para todos os casos.

Publicidade

Ainda, a gripe pode ser provocada por diversos tipos diferentes de vírus, porém os mais comuns são o H1N1 e o H3N2 do Influenza. Aliás, é justamente esse último que tem provocado um surto de gripe no Brasil. O sintoma comum da infecção é a dor no corpo, febre e a sensação forte de cansaço apresentada pelo paciente. Vale ressaltar que cada enfermidade tem uma evolução diferente.

Publicidade

No entanto, nos casos de gripe, o indivíduo apresenta tosse, coriza e também secreção. No geral, se resolve com até três dias. É recomendado que o paciente beba muito líquido e também descanse bastante. Remédios para alívio da dor auxiliam na melhora dos sintomas. O infectologista Werciley Júnior alerta para uma importante diferença entre a Covid e a gripe. É necessário ter atenção com o tempo de evolução, pois a gripe tem um quadro mais intenso nos dois primeiros dias, enquanto o coronavírus as complicações surgem por volta do oitavo dia de infecção.

Publicidade

Os sintomas comuns da Ômicron são fadiga, dor no corpo, espirro e perda de apetite. Sudorese noturna e sensação de garganta arranhando também foram relacionados a nova cepa. Já a Delta costuma apresentar tosse persistente, febre, espirro, dor de cabeça, coriza e dor de garganta.

Publicidade