in

Quem é a mulher que deu nome à famosa ‘Bolacha Maria’, consumida hoje por milhões de pessoas

A bolacha Maria continua sendo um sucesso de vendas, mas muitos não sabem o motivo para esse nome.

Reprodução A Boina (Urda Alice Klueger)

A bolacha Maria é consumida por pessoas do mundo todo e, mesmo frente a tantas variedades de biscoitos, continua sendo um sucesso de vendas. Esse produto foi criado em 1874, na Inglaterra, por Peek Freans. Ele era dono de uma padaria e queria prestar uma homenagem ao Duque de Edimburgo, Alfredo Ernesto Alberto, e à grã-duquesa, Maria Alexandrovna, da Rússia.

Publicidade

Eles se casaram em janeiro de 1874, e os convidados ficaram surpresos quando viram que as bolachas traziam o nome de Maria estampado. Naquela época, foi realmente uma linda homenagem e todos ficaram admirados.

Após a festa, a bolacha com o nome ‘Maria’ tornou um grande sucesso, quem não foi ao evento queria conhecer aquela novidade e, assim, o item foi se popularizando. Em pouco tempo, já era o preferido dos ingleses na hora do chá e também no café da manhã. Não demorou muito e a bolacha Maria já estava sendo levada para outros países.

Publicidade

Mas foi durante a Guerra Civil Espanhola que a Bolacha Maria ficou ainda mais conhecida, pois passou a ser vista como um símbolo de prosperidade, sendo assim, todos queriam ter o produto em sua casa.

Publicidade

Outra curiosidade, é que muitas pessoas acham que bolacha Maria e de maisena é a mesma coisa, mas há uma pequena diferença. É que a bolacha Maria tem o formato redondo na maioria das vezes, ou retangular com as pontas arredondadas, além de ter um leve sabor de baunilha e leite. Já o biscoito de maisena tem sabor de baunilha, limão e laranja. É preciso prestar muita atenção para sentir essa leve diferença no sabor.

Publicidade

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br