in

Por que as baratas morrem de barriga para cima? Muitos não sabem porque isto acontece

Temidas por muitos, as baratas estão presentes em quase todos os lugares, para desespero de quem tem pavor a elas.

Reprodução TriCurioso

As baratas são indesejadas em qualquer lugar que aparecem, pois são asquerosas, nojentas e devem ser mesmo mantidas longe de casa, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Esta é uma das maiores pragas urbanas, por isso sempre aparece uma pela casa.

Publicidade

Um detalhe que chama a atenção neste inseto, é que ele sempre morre de perna para cima e muitas pessoas não sabem o motivo. Segundo o biólogo Renan Carrenho, não é sempre que as baratas morrem desta forma, mas isso acontece sim, com grande frequência.

Quando a barata é atingida por um inseticida, por exemplo, ela acaba tombando por causa dos espasmos que sofre devido ao veneno e fica esperneando até morrer. Ela fica com as pernas para cima, porque já não tem mais força para voltar à posição anterior.

Publicidade

As baratas, assim como muitos outros insetos, não têm músculos nas patas e sua respiração é involuntária. Quando elas são atingidas por algum veneno, boa parte de seus músculos acabam contraindo e as patas delas ficam parecendo com ‘molas’, o que faz com que elas acabem tombando e fiquem de costas.

Publicidade

Especialistas descobriram que as baratas estão por aqui desde a época dos dinossauros e um fóssil encontrado desse inseto tem cerca de 200 milhões de anos. Um dos motivos de ter tanta barata no planeta é que basta uma para gerar mais de 800 filhotes.

Publicidade

Uma barata vive até 6 meses, mas neste período acaba deixando muitas outras baratinhas para ocuparem seu lugar.

Outro detalhe importante sobre as baratas é que elas podem transmitir dezenas de doenças, seja por bactérias, fungos ou vírus, por isso devem sempre ser eliminadas das casas e comércios.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br