in

Má circulação, insônia, ansiedade e colesterol alto? O chá desta poderosa planta pode ajudar

Não se trata de uma bebida milagrosa, mas seus efeitos costumam ser bastante positivos.

Keiko/Farmácia na Natureza/Montagem

No mercado existem uma grande variedade de remédios feitos em laboratórios para os mais variados problemas de saúde. Porém, a natureza também pode oferecer inúmeras maneiras de tratar dessas questões, e o melhor: gastando pouco ou quase nada.

Publicidade

Um exemplo de remédio natural poderoso é o chá de porangaba, nome científico da Cordia salicifolia, um erva nativa do Brasil conhecida por possuir uma enorme quantidade de benefícios para a saúde dos seres humanos. 

A porangaba, também conhecida como bugre ou café do mato, detém em sua composição elementos como alantoína, cafeína e taninos e, devido a isso, possui propriedade estimuladora, cardiotônica, inibidora do apetite, diurética, antiviral e antioxidantes.

Publicidade

Em outras palavras, o chá de porangaba pode ajudar no emagrecimento, fortalece o sistema imunológico, colabora para um coração saudável, diminui os níveis de colesterol no sangue, age contra o vírus da herpes e gripe, e ainda ajuda em problemas como insônia e ansiedade.

Publicidade

Para fazer o chá de porangaba não é preciso muita coisa. Basta adicionar uma colher de chá de folhas secas da erva a 200 ml de água fervente e deixar em infusão entre 10 e 15 minutos. Depois disso, deve-se apenas coar e ingerir quando estiver morno.

Publicidade

Apesar de se tratar de uma bebida à base de planta, é extremamente importante procurar um médico antes de começar a tomar o chá de porangaba. Converse cm um profissional para saber se pode ou não ingerir o chá e qual a dosagem certa para o seu caso a fim de evitar possíveis problemas futuros.

Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.