in

Parada cardíaca: o que é, quais os sintomas e como evitar problema que vitimou cantor Maurílio

O artista foi internado nesta semana depois de passar mal e ficar inconsciente.

Reprodução: Diário do Nordeste/ The Caller - Montagem Aurilane

Nesta semana, o cantor Maurílio, que faz dupla com Luiza, sofreu três paradas cardíacas. A situação deixou o artista em estado grave em um hospital de Goiânia, onde o famoso segue recebendo os devidos cuidados médicos.

Publicidade

Segundo relatado, Maurílio, que tem 28 anos, passou mal enquanto se apresentava para a gravação de um DVD ao lado de sua companheira de trabalho. O sertanejo foi socorrido às pressas pelos amigos e encaminhado urgentemente para o hospital.

Desde a internação do cantor, muito se falou em parada cardíaca. Mas afinal de contas, do que se trata essa condição que deixou o famoso em estado grave no hospital? A explicação pode ser vista a seguir.

Publicidade

O que é parada cardíaca?

Trata-se de uma condição na qual o coração para totalmente de bater, deixando o indivíduo inconsciente. Neste momento, o sangue não pode ser bombeado para o corpo, considerando que essa é a uma das funções desse órgão importante.

Publicidade

Quem está sofrendo de uma parada cardíaca pode ir à óbito em questão de poucos minutos, o sangue deixa de ser bombeado e, consequentemente, o oxigênio para de ser fornecido ao indivíduo.

Publicidade

Quais os sintomas?

É possível que a pessoa que está sofrendo de uma parada cardíaca não mostre os sintomas. Entretanto, os sinais mais comuns desse quadro são dores fortes na cabeça; dificuldade para falar e respirar; formigamento no braço esquerdo e palpitações.

Como evitar uma parada cardíaca?

O cardiologista Yuri Brasil explica quais atitudes são importantes para evitar que esse problema ocorra: “Evitar o tabagismo, o alcoolismo e sempre incentivar a prática de alguma atividade esportiva para não manter o sedentarismo. Porém, o mais importante é sempre procurar fazer os exames de uma maneira rotineira e, caso se descubra algo precocemente, já tratar“, diz.

Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.