in

Como calcular o período fértil para engravidar mesmo com ciclo irregular

Aprenda a calcular seu período fértil em ciclos regulares e irregulares e aumente as chances de gravidez.

jcomp/freepik

O período fértil é o tempo do ciclo feminino onde a mulher tem mais oportunidades de engravidar. Nesse tempo, os hormônios da mulher ficam sensíveis aos estímulos e a libido aumenta de maneira considerável. É nesse período que todo o corpo da mulher se prepara para receber o embrião, através da fecundação, que é o primeiro passo para o desenvolvimento da gravidez.

Publicidade

Descobrindo o período fértil

Toda mulher que deseja engravidar precisa estar atenta ao seu período fértil. Para cada mulher acontece de forma diferente, mas existe um padrão, que pode ajudar a calcular os dias mais férteis através da menstruação.

Publicidade

Publicidade

O ciclo feminino começa a partir do primeiro dia de menstruação. Em ciclos regulares, com duração média de 28 dias, o período menstrual costuma acontecer durante três a oito dias. Nesses casos, para saber quando você terá seu período fértil basta contar, a partir do primeiro dia de menstruação 14 dias.

Publicidade

Por exemplo, se a menstruação de uma mulher começou no dia 1º de março, foi nesse dia que seu ciclo iniciou, então no dia 14 de março ela estará ovulando, sendo assim, basta contar três dias antes e três dias depois do 14º dia do ciclo. Nesse caso, o período fértil da mulher será nos dias 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 de março. Se houver uma relação sexual, sem proteção, nesse período, as hipóteses de uma gravidez acontecer são muito grandes.

Período fértil em mulheres com ciclo irregular

Mas, nem todas as mulheres possuem ciclo menstrual regular, em alguns casos, a menstruação da mulher acontece com intervalos variados de um mês para outro. Quando a mulher tem o ciclo irregular, é necessário o auxílio de um ginecologista para monitorar o ciclo menstrual por seis meses, para só assim, descobrir quando acontece o período fértil.

No período de seis meses, o médico irá monitorar a maior e menor duração do ciclo menstrual da mulher, para enfim subtrair 14 dias desse período, por exemplo: digamos que o ciclo de menor duração de uma determinada mulher durou 28 dias (menos 14 dias = 14), já o ciclo maior, durou 35 dias (menos 14 dias = 21), sendo assim, o período fértil dessa mulher é entre os dias 14 e 21 de cada mês.

Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.