in

Menino que viralizou com foto de árvore de Natal no lixão fala pela primeira vez

Gabriel, de apenas 12 anos, trabalha durante a tarde no lixão para ajudar a mãe.

João Paulo Guimarães / Reprodução Globo

Gabriel da Silva, de 12 anos, virou assunto nas redes sociais após ser fotografado pegando uma árvore de Natal em lixão da cidade de Pinheiro, no Maranhão. A foto foi tirada por João Paulo Guimarães, que viajou ao local após assistir a um vídeo que mostrava os catadores do local correndo atrás de um caminhão que chegava com restos de um supermercado.

Publicidade

João enviou as fotos ao padre Júlio Lancelotti, de São Paulo, que as publicou no Instagram. As imagens viralizaram. Na foto, Gabriel aparece pegando uma árvore de Natal que estava no lixo. O objeto quebrado havia sido jogado por fora.

Para Gabriel, a árvore de Natal era uma novidade. Após a imagem viralizar, o garoto ganhou uma árvore nova de presente, fruto de uma vaquinha realizada na internet. “Foi a primeira árvore de Natal que eu ganho”, disse o garoto em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo.

Publicidade

Gabriel sonha ser jogador de futebol

O menino de 12 anos que viralizou nas redes sociais após foto em que aparece pegando uma árvore de Natal no lixão sonha em ser jogador de futebol. Gabriel estuda pela manhã e trabalha à tarde. Ao Fantástico, ele disse que vai ao lixão para ajudar a mãe porque o serviço é pesado.

Publicidade

Na humilde casa da família, ele mora com a mãe, o pai e os irmãos. A realidade da família de Gabriel é idêntica a de muitas outras famílias que sobrevivem com o trabalho no lixão da cidade de Pinheiro. Com a repercussão, uma nova associação de catadores foi criada. Além disso, a prefeitura de Pinheiro criou um programa de assistência que deve distribuir R$ 100 para cada catador. A administração municipal também vai criar aterro sanitário.

Publicidade

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!