in

Diabetes: os sintomas, causas e prevenção

É importante estar alerta aos sintomas e procurar um médico caso algum deles apareça.

Melcoprol

A diabetes é uma doença crônica que atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Ela é causada  pelo alto consumo de açúcar e pela má sucção de insulina, o hormônio regulador da glicose sanguínea.  

Publicidade

Entre os principais sintomas da diabetes estão, sede constante, mudanças de humor, fadiga, perda de peso, fome frequente, fraqueza, náuseas e vômito. Caso apresente alguma dessas manifestações procure um médico.

É relevante ressaltar que o surgimento dos sintomas não necessariamente indica que o indivíduo que os apresente está com diabetes. Porém, é importante a realização de exames para confirmar.

Publicidade

Outro sintoma também resultante da doença está relacionado às unhas, pois o alto índice de açúcar no sangue pode provocar lesões nos vasos sanguíneos e, dessa maneira, deixando essas cartilagens mais frágeis, desbotadas, e com difícil crescimento, segundo o endocrinologista Renato Teixeira.

Publicidade

Além dos sintomas citados acima, existe mais um mal causado pela diabetes. A complicação é chamada de Diabetes Mellitus, ou pé diabético. Significa que caso o individuo tenha alguma parte da perna machucada ou infecionada pode desenvolver uma lesão e demorar a cicatrizar.

Publicidade

Hábitos que podem ajudar a evitar a diabetes

Algumas formas de prevenir essa e outras doenças é a prática de hábitos saudáveis como comer verduras e frutas diariamente, reduzir o consumo de açúcar, sal, gorduras, evitar cigarros e bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos, fazer exames de rotina e controlar o estresse e a pressão arterial.

Publicidade