in

Desequilíbrio hormonal: conheça sintomas da condição que prejudica a aparência física

Alguns sinais de alteração hormonal no organismo trazem impactos que podem ser um verdadeiro incômodo.

Reprodução Melhor com Saúde

Você sabia que pode estar sofrendo com algum tipo de desajuste nos hormônios e sequer ter dado conta disso? Pois, os hormônios são responsáveis por grandes mudanças que acontecem no corpo de uma pessoa. É importante ter atenção, pois qualquer disfunção vai impactar severamente o organismo e muitas vezes essas alterações são negativas. 

Publicidade

Algumas áreas do organismo podem acabar sendo mais impactadas que outras. O fato é que os hormônios são frágeis e podem sofrer desajustes vindos de causas naturais ou ambientais. Além disso, pode ser indício de que algum órgão endócrino não esteja funcionando da maneira correta. 

A causa exata somente pode ser determinada por um médico endocrinologista. Portanto, vale frisar a importância de buscar ajuda do profissional caso percebe que alguma coisa não vai bem no organismo. Veja abaixo sinais que podem indicar que você esteja sofrendo com desequilíbrio hormonal.

Publicidade

Acne

O surgimento de acne é uma das consequências que pode afetar as mulheres e pode ocorrer por causa de problemas hormonais. O quadro clínico da paciente deve ser analisado pelo endocrinologista. O profissional vai analisar se o nível hormonal da paciente está equilibrado. Caso contrário, ele vai prescrever o tratamento adequado. 

Publicidade

Aumento de peso

O aumento de peso que acontece de forma repentina ou o emagrecimento rápido pode ter relação com alterações hormonais. Disfunção na tireoide é um exemplo que impacta de forma hormonal o organismo. 

Publicidade

Cansaço

O cansaço excessivo, mesmo naqueles indivíduos que dormem mais de oito horas diárias, pode ser indicativo de mudança hormonal. O problema pode estar associado ao hormônio chamado progesterona. O diagnóstico é feito através de um exame de sangue.

Excesso de pelo e olheiras

O excesso de pelos ou olheiras muito escuras pode ter relação com a instabilidade hormonal. Por isso, é necessário buscar ajuda médica sempre que perceber que algo não vai bem no corpo. Vale ressaltar que somente o profissional é capaz de diagnosticar e prescrever o tratamento adequado para cada caso.

Publicidade