in

Olhos lacrimejando: conheça algumas das doenças que provocam o sintoma e como proceder

O problema pode surgir por causa de vários fatores, conheça alguns deles e procure ajuda profissional.

Reprodução Tua Saúde

O olho lacrimejar é um fato comum do dia a dia das pessoas. No entanto, esse artigo vai elencar três de suas principais causas que levam os olhos a praticar a ação. Isso pode ocorrer devido a uma, resfriado ou alergia, porém nessas situações é recomendado a lavagem dos olhos com soro fisiológico.

Publicidade

Contudo, o lacrimejamento do olho pode ser indício de algum tipo de doença, como conjuntivite ou de uma úlcera da córnea, por exemplo. Quando lacrimejar estiver associado a outros tipos de sintomas tipo vermelhidão, vista embaçada, coceira, sensação de areia no olho, remelas em excesso e inchaço na pálpebra, é bom ligar o sinal de alerta e procurar auxílio médico.

Portanto, é necessário buscar a ajuda de um profissional da área para que ele possa fazer a avaliação e prescrever o melhor tratamento ao paciente. Vale frisar que algumas doenças que acometem os olhos precisam ser tratadas com seriedade para evitar danos a visão. Veja abaixo algumas condições que causam lacrimejamento nos olhos.

Publicidade

Conjuntivite

A inflamação que acomete os olhos pode ser causada por uma reação alérgica ou mesmo infecção por vírus e bactérias. Os sintomas apresentados geralmente são vermelhidão nos olhos, coceira, lacrimejamento transparente, secreção e irritação.

Publicidade

Gripes e resfriados

A gripe ou resfriado costuma apresentar sintomas como olhos lacrimejando, tosse, febre, dor de garganta e cabeça, coriza e cansaço.

Publicidade

Úlcera de córnea

É uma ferida inflamada que surge na córnea, sendo os sinais comuns da enfermidade dores na região, sensação de algo preso no olho ou visão embaçada. A enfermidade pode ser originar devido à infecção no olho ou por pequenos cortes, olho seco, contato com substâncias irritantes ou problemas do sistema imune, como artrite reumatóide ou lúpus.

O que fazer?

Caso os olhos fiquem lacrimejando constantemente, é importante buscar a ajuda de um profissional da área. Detectar a causa desta sensação é imprescindível para que o médico inicie o tratamento adequado.

Publicidade