in

Gosto metálico na gestação: porque isso acontece e como reduzir o incômodo com dicas simples

A sensação de gosto metálico na boca é um dos sintomas que costuma surgir no início da gestação.

Reprodução Melhor com Saúde

A gravidez é um momento muito especial na vida das mulheres. Alguns sintomas são característicos desse período, sendo a sensação de gosto metálico na boca um dos primeiros sinais indicando que uma gestação pode estar a caminho. O nome desse fenômeno é disgeusia e costuma acometer mulheres grávidas.

Publicidade

Na verdade, o fenômeno provoca uma alteração no paladar, gerando na boca a percepção de um gosto metálico desagradável e persistente.

A disgeusia ocorre devido à mudança no paladar e pode ser percebida como um gosto metálico considerado extremamente desagradável e prolongado. As gestantes descrevem a condição como a sensação de estar com um pedaço de metal na boca.

Publicidade

O sintoma pode aparecer durante as primeiras semanas de gravidez e está associado aos níveis hormonais dessa fase. Apesar da sensação de desconforto, é uma situação considerada inofensiva, ou seja, não traz nenhum tipo de dano à mãe e o bebê.

Publicidade

Contudo, o problema ocasionado pela alteração do paladar pode acabar impedindo a mulher de seguir uma dieta balanceada. O sintoma está relacionado as alterações dos hormônios, mas vale ressaltar que essa sensação de gosto metálico também pode ser ocasionado por outros fatores, como a má higiene bucal, que gera acúmulo de placas bacterianas, levando ao desenvolvimento de certas doenças e provocando o gosto ruim.

Publicidade

O uso de alguns medicamentos, como antibióticos, antidepressivos, pílulas hormonais ou suplementos vitamínicos também pode causar a condição na gravidez. Vale frisar que a exposição a produtos químicos que contenham metais pesados, como mercúrio ou chumbo, também pode causar gosto de metal.

É possível aliviar o gosto metálico na gestação?

Alguns procedimentos simples podem auxiliar a se livrar ou amenizar o desconforto. Fazer bochechos com sabor de menta para regular o ph oral, mascar chicletes sem açúcar e com sabor de menta são dicas que podem ajudar a gestante a passar pelo desconforto. Mas, casos seja algo extremamente difícil de lidar, é importante relatar ao médico que acompanha o pré-natal.

Publicidade