in

Quais são os maiores setores de trabalhos verdes e como eles geram empregos no país

Você conhece os maiores setores de trabalhos verdes do país? Sabe como eles impactam na geração de empregos? Confira as informações a seguir!

https://cdn.pixabay.com/photo/2014/07/30/08/50/earth-405096_960_720.jpg

Com tantos acontecimentos que impactam a saúde ambiental do mundo, uma das grandes preocupações é a respeito da sustentabilidade. Você sabe o que são trabalhos verdes e os maiores setores do país? Hoje vamos falar um pouco mais sobre eles.

Publicidade

Caminhar para criar um novo modelo de economia que seja capaz de ajudar nas mudanças climáticas do planeta é uma das grandes prioridades das lideranças globais.

Hoje vamos explicar um pouco mais sobre os principais setores de trabalhos verdes e como eles impactam na sustentabilidade do mundo. Confira as informações a seguir:

Publicidade

O que são trabalhos verdes?

Com a preocupação que as empresas possuem sobre as mudanças climáticas que acontecem ao redor do mundo, a preservação ambiental precisa ser uma prioridade.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Com o desenvolvimento sustentável, a intenção é que todos os produtos e serviços sejam também sustentáveis tanto na sua produção quanto na venda e consumo dos usuários. São nessas horas que os trabalhos verdes aparecem.

Publicidade

Os trabalhos verdes são desenvolvidos para que a preservação ambiental seja a maior prioridade. Eles tentam desenvolver ações para minimizar os resíduos e a poluição, melhorar a adaptação às mudanças do clima, limitar as emissões de carbono, proteger os ecossistemas e consumir energia das matérias-primas.

Esses objetivos são comuns em praticamente todos os setores de trabalhos verdes que existem.

Segundo entrevistas dadas à Betway, Flávia Bellaguarda, mestre em Desenvolvimento Internacional em Justiça Climática, afirma que o primeiro passo é pensar nas mudanças estruturais que precisam ser realizadas nesses setores.

Alguns deles precisam ser ajustados primeiro por causarem impactos mais urgentes ao planeta, afirma Flávia.

Esses ajustes podem significar a criação de novos empregos, visto que em 2016, mais de 2 milhões de pessoas começaram a trabalhar nos setores de energias renováveis, o que pode ter sido a solução à pobreza do país.

As oportunidades que esse setor pode oferecer a essas pessoas é enorme, mas para isso, é preciso investir.

Maiores setores de trabalhos verdes e como eles geram empregos no país

Como dissemos, para que os trabalhos verdes possam ser cada vez mais uma realidade no país, é preciso de investimento.

Justamente pela falta de maturidade sobre o mercado e a falta de olhar sustentável faz com que empreendedores sintam medo de arriscar. Muitas empresas buscam financiamento para que os setores de trabalhos verdes possam crescer, mas nem sempre isso acontece.

Isso porque o acesso à matéria-prima e máquinas para produção de materiais em grande escala ainda é uma dificuldade. Por isso, muitas empresas, principalmente comandadas por mulheres, desenvolveram projetos de marketplace onde produtos sustentáveis são vendidos e feitos por mulheres.

Além de ser uma plataforma perfeita para vender produtos, no marketplace é possível realizar formações em setores como finanças, marketing, questões jurídicas e principalmente assuntos relacionados à sustentabilidade.

Os maiores setores de trabalhos verdes são de artesanato e cosméticos naturais. Além desses, os setores energéticos, transportes elétricos, setor de resíduos, turismo e reflorestamento são grandes exemplos de setores de trabalhos verdes que crescem cada vez mais todos os anos.

Por serem áreas em que o financiamento não foi possível, a produção em grande escala não acontece. Isso significa que o tempo de produção acaba sendo um pouco maior por conta da grande demanda mais da falta de máquinas e matéria-prima, afirma Patrícia Zanella na matéria publicada pela Betway, site de caça níquéis.

O objetivo dessas empresas não é vender diversos produtos em um determinado tempo, mas sim vender um produto ou serviço por valores justos tanto para o consumidor quanto para o empreendedor.

Outro ponto que traz benefícios é a diversidade de trabalhos verdes, pois isso possibilita a criação de uma economia verde que se preocupa com a sustentabilidade do mundo.

Com isso, além do investimento financeiro que as empresas precisam, é válido também educar as pessoas para que os colaboradores da empresa também tenham a sustentabilidade como prioridade.

Os maiores setores de trabalhos verdes e a geração de empregos no país precisam de resistência para resistir.

Publicidade