in

Candidíase em homens: conheça sintomas e as causas da condição que pode afetar o público masculino

Muitas pessoas desconhecem o fato da doença também acometer o público masculino.

Reprodução Melhor com Saúde

Muitas pessoas não têm conhecimento, não são apenas as mulheres que podem sofrer com essa condição. A candidíase impacta também pessoas do sexo masculino, podendo apresentar diversas formas de manifestação clínica.

Publicidade

Apesar de dados estatísticos demonstrarem que pessoas do sexo feminino podem ser mais propensas a infecção pelos fungos, os homens também contraem este tipo de doença. Em homens, as três formas de manifestação da doença ocorrem na superfície da pele, através da micose superficial, dentro da boca pelas aftas ou na área genital pela balanopostite. Os sintomas da condição nos homens costuma ser de baixa intensidade em cada local.

Conhecida como balanite, segundo informação de especialistas, 60% dos casos são decorrentes da infecção por Cândida. A doença tem como características sintomas como: desconforto durante a relação íntima, coceira e irritação, inflamação e vermelhidão na glande ou prepúcio, secreções com mais odor em uma ou ambas áreas, sensação de ardor ao urinar.

Publicidade

A candidíase que acomete a genitália dos homens, geralmente, acontece naqueles que não foram circuncidados. No entanto, o uso de certos produtos, uma higiene local precária ou um quadro de diabetes mal controlado também podem acarretar o desenvolvimento desse problema em pessoas circuncidadas.

Publicidade

A candidíase oral, no público masculina, apresenta sintomas como lesões brancas e cremosas na cavidade oral (língua, bochechas, gengivas, amígdalas e céu da boca), inflamação e ardência nas áreas afetadas. Também pode haver sangramento leve ao esfregar as lesões e perda de paladar.

Publicidade

Já a infecção cutânea aparece na superfície da pele, com erupções, rachaduras nas bordas ou no centro das erupções, descamação da área afetada, além de dores, irritação e inflamação.

A candidíase nas pessoas do sexo masculino incide de forma comum e pode ser facilmente tratada. Portanto, é importante cuidar da saúde e consultar um especialista sempre que houver suspeita.

Publicidade