in

A cor da secreção nasal pode indicar algo importante sobre a saúde das vias respiratórias

Muitas pessoas não sabem, mas a cor do muco pode ajudar a revelar alguns problemas de saúde.

Reprodução Curapelanatureza

O assunto pode parecer um pouco desagradável e até mesmo nojento, porém é algo que pode ajudar a identificar problemas na saúde. Muitas pessoas não sabem, mas a cor da secreção nasal pode revelar coisas importantes sobre a saúde. Com as alterações bruscas de temperatura no país, é comum que muitos peguem resfriados.

Publicidade

Isso pode ser mais comum em quem sofre com doenças respiratórias, com é o caso da sinusite e rinite. Também é importante ter atenção, já que em situações mais complexas, o quadro clínico pode acabar evoluindo para graves infecções. Problemas que acometem o trato respiratório podem ter sintomas como espirro e tosse.

Além disso, há um aumento do catarro, que nada mais é do que uma secreção com pus que se forma no interior das vias aéreas ou no pulmão após o desenvolvimento de um quadro infeccioso. A secreção tem uma função importante que é proteger as vias respiratórias contra fungos, bactérias, vírus e fungos. Entenda o que cada cor pode indicar sobre sua saúde.

Publicidade
  • Secreção transparente: é sinal que o corpo está saudável;
  • secreção branca ou cinza: é indicativo de inflamação nas vias aéreas superiores; podendo aparecer em casos de sinusite, asma e gripe;
  • secreção amarelada ou verde: é sinal que existe um quadro infeccioso nos seios nasais ou vias respiratórias;
  • secreção avermelhada ou com sangue: nesse caso pode ser indicativo de bronquite. Porém, é importante buscar a ajuda de um médico para avaliação, pois também pode ser sinal de graves doenças;
  • secreção rosa: essa tonalidade é comum em pessoas com problemas de coração, em que o sangue se acumula e volta dos pulmões;
  • secreção marrom: catarro na cor preta ou marrom costuma ser comum em fumantes ou indivíduos que trabalham em lugares com muita poluição e poeira.

Como eliminar a secreção de maneira saudável

A tosse é a forma correta de eliminar o muco, sendo a expectoração feita naturalmente. Contudo, a ingestão de água é fundamental para auxiliar na diluição da secreção facilitando assim a expectoração. Vale frisar que qualquer sinal de que algo não vai bem no organismo, busque ajuda de um profissional, pois somente ele pode prescrever o tratamento e dar o diagnóstico correto.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade
Publicidade