in

Cadelinha que teve todas as patas amputadas emociona ao voltar a andar após receber próteses de titânio

A cachorrinha Monika foi encontrada sem uma parte de cada uma das patas e foi desenganada pelos veterinários.

Folha PE

A cadelinha Monika foi encontrada em uma floresta em Plastunovskaya, na Rússia, em dezembro de 2020, após perder uma parte de cada uma de suas patas. Marina Gapich e Alla Leonkina, duas voluntárias de resgate animal, foram as responsáveis por encontrar a cadelinha a tempo de salvar sua vida.

Publicidade

Ao encontrar Monika, as voluntárias cogitaram a possibilidade de que a mesma tivesse sofrido abuso e, imediatamente, a levaram para receber atendimento em um hospital veterinário, onde a cachorrinha precisou ser submetida a amputação de mais uma parte de cada uma de suas patas e recebeu transfusão de sangue.

Hoje, meses após ser desenganada pelos veterinários, que acreditavam que ela seria sacrificada, a cachorrinha finalmente ganhou liberdade para se locomover através de próteses.

Publicidade

As peças foram construídas em titânio com o auxílio de uma impressora 3D, em Troitstk, cidade nos arredores de Moscou, e tiveram todos os seus custos arcados com dinheiro arrecadado em uma vaquinha virtual que angariou cerca de 400 mil rublos, equivalente a pouco mais de R$ 30,2 mil.

Publicidade

O responsável pela operação que fez com que Monika voltasse a andar foi o veterinário Sergei Gorshkov. Desde 2015, o profissional já operou e implantou próteses em 37 animais.

Publicidade

“Não acho que estávamos muito otimistas. Mas, no terceiro dia após a operação, ela começou a levantar e a andar pela clínica, passando por cada sala”, disse o veterinário durante uma entrevista concedida à CNN americana.

Os anjos que resgataram Monika, Marina e Leonkina, afirmam que mesmo após o fim do tratamento da cadelinha, não pensam em deixa-la. “Nós somos as cuidadoras dela, somos responsáveis por ela”, disse Marina.

Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.