in

Disfunção da tireoide masculina: conheça alguns sinais da doença que os homens jamais devem ignorar

Apesar de ser uma doença com maior incidência nas mulheres, a condição também atinge o público masculino.

Reprodução IMEB

A disfunção da tireoide costuma ter uma maior incidência no público feminino, porém a condição também pode atingir os homens. Esta disfunção apresenta algumas consequências que podem impactar o cotidiano de forma negativa.

Publicidade

Entre os impactos que a condição pode gerar nos homens estão: a disfunção erétil, alterações de espermatozoides e diminuição da libido. Esses são alguns dos problemas a serem enfrentados por homens que apresentam doença na tiroide, segundo a informação da Associação das Doenças da Tiroide (ADTI).

Em porcentagens, a mulher possui cinco a oito vezes mais probabilidade de desenvolver problemas na tireoide. Os sintomas apresentados em ambos os sexos podem incidir no paciente de forma semelhante, como insônias, oscilações de peso, alterações de humor, cansaço, sonolência e queda de cabelo.

Publicidade

A especialista no assunto, a médica endocrinologista Inês Sapinho, que integra o conselho consultivo e cientifico da ADTI (Associação das Doenças da Tiroide), alerta sobre a possibilidade de surgirem também nódulos na região do pescoço, sendo esse um sinal de alerta que não deve ser ignorado pelo portador da doença.

Publicidade

A vigilância regular também é uma observação a ser ressaltado pela profissional, devido a incidência maior em pessoas do sexo feminino. Por esse motivo, alguns homens podem sofrer com o problema e nem sequer saber disso.

Publicidade

O impacto da doença no dia a dia das pessoas que possuem disfunção da tireoide ocorre de maneira negativa e pode causar sérios transtornos se não for corrigido da forma correta. Por esse motivo, é importante estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica quando perceber que algo não vai bem no organismo. O tratamento correto promove uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Publicidade