in

Nova variante da Covid é detectada em Israel; caso é confirmado em pessoa já vacinada

A nova variante descoberta na África do Sul foi detectada em Israel e deixou países em estado de alerta.

MOHAMMED SABER/EFE

Nesta sexta-feira, 26, o Ministério da Saúde de Israel anunciou que foi detectado um caso da nova variante de Covid-19 descoberta na África do Sul, a B.1.1529.

Publicidade

De acordo com o ministério, a variante foi identificada em uma pessoa que chegou do Malaui. Além dela, outras duas que chegaram do exterior também seguem confinadas com suspeita de terem contraído a variante.

Por meio de um comunicado oficial, o Ministério da Saúde de Israel ainda afirmou que as três pessoas já haviam se vacinado contra o coronavírus.

Publicidade

Vale destacar que o anúncio vem apenas um dia depois de o Reino Unido ter proibido viagens à África do Sul e outros cinco países do continente, isso devido à nova variante da Covid.

Publicidade

Nesta sexta-feira, 26, a Comissão Europeia chegou a propor aos países membros da União Europeia, 27 no total, que suspendessem os voos do sul da África.

Publicidade

A Alemanha informou antes mesmo da reunião realizada pelo bloco europeu que não aceitará a entrada de pessoas que estejam na África do Sul. A Itália, por sua vez, proibiu a entrada de viajantes que estiveram em 7 nações do sul da África nas últimas duas semanas.

Agora, Naftali Bennett, primeiro-ministro israelense, convocou uma reunião de emergência com o objetivo de estudar a situação e os riscos causados por essa nova variante. Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) também realizou uma reunião nesta sexta-feira para falar sobre a nova variante.

Vale destacar que até o momento a África do Sul confirmou 77 casos da variante que, segundo dados, atinge principalmente os jovens.

Publicidade