in

Estudo afirma que usar este ingrediente aumenta risco de metástase

Pacientes com câncer devem eliminar terminantemente este ingrediente da dieta.

Vida Saudável-Hospital Israelita Albert Einsten

O câncer é uma doença que pode atingir qualquer parte do corpo humano. Infelizmente, não existe nenhum remédio que consiga evitar a doença, ou resolver o problema em definitivo. Quem sofre de câncer precisa passar por um longo período de tratamentos com quimioterapia, radioterapia e outros procedimentos, porém mesmo com o tratamento, não existe garantia de cura.

Publicidade

Ingrediente comum na culinária brasileira aumenta as chances de metástase

Uma equipe de cientistas da Espanha realizou um estudo que comprovou que a ingestão de um ingrediente muito comum no preparo dos alimentos, pode aumentar as oportunidades das pessoas desenvolverem câncer com metástase. Cientistas do Instituto de Pesquisa em Biomédica de Barcelona, afirmaram que o uso de óleo de palma faz com que as células cancerígenas se tornem mais agressivas.

Esse estudo apontou que o uso desse ingrediente na alimentação é um fator de risco tanto para pessoas que estão lutando contra um câncer diagnosticado, quanto para quem já possui a tendência ao desenvolvimento de células cancerígenas. A metástase acontece quando o câncer diagnosticado em determinada parte do corpo se espalha para outros locais, diminuindo as hipóteses do paciente sobreviver.

Publicidade

 

É necessário reduzir o consumo

Salvador Aznar-Benitah, membro do Instituto Catalão de Investigação e Estudos Avançados e líder do grupo de estudos apontou que a exposição das células cancerígenas ao óleo de palma possuem um marcador de memória, ou seja, mesmo que o paciente corte o uso do óleo, as células cancerígenas lembram-se de o terem ingerido.

Publicidade

O óleo de palma, também conhecido como azeite de dendê é um ingrediente muito utilizado pelos brasileiros, ele também pode ser encontrado em batatas fritas, molhos industrializados, entre outros alimentos. O líder do estudo afirma ser preciso que as pessoas tenham consciência sobre o consumo desse ingrediente e reduzam a ingestão deste. Já para pacientes com câncer, é necessário eliminar esse óleo da dieta.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.