in

‘Olhos’ da família, menina de 12 anos é a única que enxerga em sua humilde casa

Ana Beatriz tem pais e irmãos com deficiências visuais e os guia durante o dia a dia.

Reprodução Razões para Acreditar

Ana Beatriz tem apenas 12 anos e é os olhos de sua família. A menina é a única de sua casa que enxerga perfeitamente. Ela, os pais e dois irmãos vivem em uma casa humilde de Belford Roxo, no Rio de Janeiro. Uma vaquinha está sendo realizada para ajudar a família.

Publicidade

Angela, mãe da menina, passou por problemas na visão logo depois de nascer. Ela ficou exposta por muito tempo à luz de uma incubadora. Aos 33 anos, depois de muitas cirurgias, sua visão chegou a zero. Ricardo, o marido de Angela e pai de Ana Beatriz, consegue enxergar vultos e claridade ou escuridão.

Os irmãos de Ana enxergam muito pouco. Davi tem 13 anos e apenas 5% de visão em um dos olhos. Daniel, o mais novo, de 5 anos, nasceu com catarata. O menino enxerga 5% em cada um dos olhos. Como a doença é hereditária, Ana faz exames a cada seis meses como forma de prevenção.

Publicidade

A casa que eles moram é simples, acidentes, como tropeços e tombos, já aconteceram. Ana Beatriz é os olhos dos pais e irmãos. A menina de 12 anos guia os parentes quando eles precisam ir a algum lugar, como mercado, farmácia, entre outros. A história de vida deles podem mudar.

Publicidade

Publicidade

Uma vaquinha com meta de R$ 260 mil está sendo realizada. Até o momento, pouco mais de R$ 18 mil foram arrecadados – 7% da meta estabelecida. Restam 29 dias para o fim da arrecadação. O objetivo é reformar a casa onde Ana Beatriz mora com a família na cidade localizada na região do Grande Rio. Os pais da garota sustentam a família e pagam aluguel com os dois salários mínimos que recebem de auxílio.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!