in

À medida que o tempo passa a imunidade da vacina contra a Covid-19 cai: quando é preciso se preocupar?

O governo federal anunciou recentemente a dose de reforço para a população acima de 18 anos.

Foto: Reuters

Á medida que o tempo passa a vacina contra a Covid-19 vai reduzindo a imunidade contra o vírus. Após a realização de estudos, a Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido e os médicos britânicos tem alertado sobre o fato. A doença pode levar à óbito mesmo algumas pessoas que já tomaram as duas doses do imunizante. Por esse motivo, a dose de reforço é importante. Inclusive, o Ministério da Saúde anunciou que as pessoas acima de 18 anos vão receber a terceira dose.

Publicidade

Um estudo britânico alerta sobre redução da imunidade com o passar do tempo. O fato já era esperado, mas não deve ser motivo para que a população não se vacine, explica o especialista Tim Spector, que é cientista e participou do estudo sobre o tema.

Com essa redução, até onde as pessoas estão protegidas?

Primeiramente, é preciso entender que o sistema imune tem dois papéis importantes: impedir que o corpo se infecte, mas caso isso aconteça ele vai ajudar a combater a infecção. Não é uma surpresa a redução da imunidade com o tempo, já que especialistas apontam que é algo que acontece depois de qualquer vacina ou processo infeccioso.

Publicidade

A questão é uma preocupação para os governantes que tentam impedir que a pandemia do coronavírus continue avançando. É importante frisar que segundo o estudo o maior risco de internações e mortes ainda está concentrada nas pessoas idosas. As mortes que ocorreram com pessoas já imunizadas acometeu pacientes na faixa etária acima de 70 anos.

Publicidade

O Brasil já começou a vacinação da terceira dose da vacina contra a Covid em pessoas idosas e os profissionais de saúde. Agora, a população acima de 18 anos também vai receber o reforço.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.