in

Gravidez planejada: o que deve ser pensado antes de ter um bebê

Antes de pensar em engravidar todo mundo deveria planejar essas coisas.

jcomp/freepik

Uma gravidez modifica para sempre a vida de um casal. Todos os aspectos da vida e da família são alterados, a rotina da casa, as despesas, os passeios, tudo o que o casal poderia fazer antes com facilidade, precisa ser pensado incluindo um bebê.

Publicidade

O que um casal precisa pensar antes de ter um bebê

Apesar de ser um momento mágico, esse passo deve ser tomado pensando racionalmente nas possibilidades do que pode surgir quando finalmente a gravidez for comprovada. Uma gravidez planejada, diferente de uma gestação surpresa, possui alguns benefícios, pois o casal consegue se planejar para a chegada do novo ser, sendo assim, o que deve ser pensado antes de decidir engravidar? A psicanalista Cristiane M. Maluf Martin, dá algumas dicas.

Publicidade

Existem alguns aspectos que devem ser pensados antes de pensar em parar com os métodos contraceptivos, segundo a médica, a primeira coisa é aproveitar o seu relacionamento. Pode parecer mesquinho, mas, antes de engravidar é ideal que o casal tenha curtido sozinhos o relacionamento por algum tempo, viaje, passeie, faça todas as coisas que tem vontade, para que não exista nenhum tipo de arrependimento de sua parte. Isso também ajuda a conhecer melhor seu parceiro.

Publicidade

Depois disso, faça algumas perguntas para você mesma, um filho é um compromisso eterno e algumas convicções devem ser acertadas antes do bebê ser gerado. É de comum acordo com o meu parceiro? Eu e ele temos diferença de religião, já discutimos como isso vai ser para a criança futuramente? Como vou conciliar o trabalho com a educação da criança? Ambos estamos dispostos a abdicar do luxo, como dormir até mais tarde, por exemplo?

Publicidade

Avalie as condições de seu relacionamento

Se todas essas questões já estão resolvidas, coloque em pauta as condições financeiras atuais do casal. O planejamento financeiro garante que a chegada do bebê não deixará o casal endividado, ou mesmo, evita que falte algo essencial para a criança, em seus primeiros anos de vida. É ideal que o casal possua uma reserva financeira. Acreditar que depois do bebê nascer vão dar um jeito é um pensamento imprudente.

Seu espaço físico na casa comporta a chegada de um novo ser? Sua casa precisa de reformas? Haverá espaço para a criança crescer confortável? Tudo isso deve ser pensado antes de engravidar, para que se houver a necessidade de alguma reforma, ela aconteça sem muitos problemas.

Cuide de você mesma! Ter um bebê não é uma tarefa fácil, por isso, se você está com depressão, trate esse prolema antes de decidir gerar, pois, isso vai garantir uma gravidez mais tranquila. Procure preparar seu corpo para a chegada do feto. Faça exames de check-up, comece a ingerir ácido fólico, cuide de sua alimentação e tente ficar no peso adequado, pois doenças como diabetes e pressão alta podem se desenvolver com mais facilidades em gestantes acima do peso.

Converse com seu parceiro antes de tomar a decisão. É muito importante saber se o casal está caminhando para o mesmo lado, se o desejo de ter um bebê é mútuo e se seu parceiro está disposto a enfrentar esse processo ao seu lado. Avalie também se sua relação é estável. Nunca pense em ter um filho para sustentar uma relação abalada, pois, a chegada do bebê pode piorar a situação.

Também esteja preparado para enfrentar as opiniões alheias. Na verdade, a melhor coisa a se fazer é guardar seus projetos para si mesma. Isso evita que as pessoas queiram dar pitaco e tira a ansiedade de engravidar logo.

Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.