in

Caso raro: bebê nasce com cauda de 12 cm e intriga médicos

Um bebê de Fortaleza nasceu com uma cauda que tinha uma bola de carne na extremidade.

Pixabay

Diariamente, nascem centenas de bebês no país, mas um caso extremamente raro aconteceu em uma maternidade de Fortaleza, no Ceará, e deixou todos os médicos boquiabertos. Um bebê que nasceu em janeiro de 2021, apresentou uma característica física muito peculiar. Ele nasceu com uma cauda de 12 centímetros e na extremidade da cauda, havia uma circunferência de carne.

Publicidade

Bebê nasceu com cauda de 12 cm

Em princípio, os médicos ficaram preocupados com a anomalia e vários exames foram feitos para verificar a saúde do pequeno bebê. A equipe médica queria saber do que a cauda era feita e se a remoção dela causaria algum prejuízo ao menino. A preocupação deles se fundamentava no fato de o aparecimento de caudas em recém-nascidos estar, na maioria das vezes, ligado a alguma deformação na medula espinhal.

Essa é a primeira vez que um caso como esse é documentado no Brasil. O artigo científico sobre o acontecimento foi pulicado no Journal of Pediatric Surgery Case Reports, um renomado jornal científico. Isso não quer dizer que outros casos semelhantes não tenham acontecido no país, mas essa foi a primeira documentação feita.

Publicidade

Cauda foi removida com sucesso

Após um criterioso estudo sobre todas as possibilidades que poderiam ser abordadas, analisando cada possível efeito colateral, a cauda foi finalmente removida. A criança passa bem, mas precisará ser acompanhada semestralmente pelos próximos anos.

Publicidade

Publicidade

Os médicos que acompanharam o caso, e publicaram o artigo, disseram que ainda não sabem o que pode ter ocasionado o aparecimento da cauda e que a falta de estudos sobre casos semelhantes fez com que esse processo de cuidados com a saúde desse bebê fosse mais lento e complicado, mas esperam que estudos sobre essas anomalias sejam desenvolvidos.

Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.