in

Segredo em torno da morte de Zacarias vêm a tona 31 anos depois: ‘Pele e osso, desfigurado’

Dedé Santana contou como encontrou o amigo que há meses escondia seu estado de saúde.

MEMÓRIA GLOBO - ARQUIVO DE FAMÍLIA/REPRODUÇÃO RECORD

Um dos maiores fenômenos da televisão brasileira, Os Trapalhões fazem 55 anos em 2021. O humorístico, que bateu recordes de audiência na Tupi, na Record e principalmente na Rede Globo, teve em sua principal formação Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias.

Publicidade

Renato e Dedé começaram como uma dupla, mas conforme o sucesso foi crescendo outros humoristas foram contratados e o quarteto ficou estabelecido com a chegada de Antônio Carlos (Mussum) e Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias).

Mauro foi o último a entrar no quarteto e também foi a primeira baixa. Muito se discutiu a respeito de sua morte repentina em 18 de março de 1990. O humorista tinha apenas 56 anos e passou alguns meses afastado da televisão. O último trabalho de Mauro como Zacarias foi no filme ‘Uma Escola Atrapalhada’, onde pareceu muito magro, o que levou suspeitas sobre a causa da morte do Trapalhão. As especulações nunca se provaram e o assunto voltou a ser comentado nos últimos dias por Dedé Santana.

Publicidade

Em entrevista ao Real Podcast, Dedé revelou que descobriu tarde que Zacarias estava doente, porque o amigo guardava segredo sobre o seu real estado de saúde: ‘Ele já vinha meio doente, fazia uns regimes malucos porque não queria engordar e deixou de comer‘, disse o Trapalhão.

Publicidade

Dedé contou que Mauro passou meses sem atender ninguém. Como o programa estava para voltar, os outros três humoristas passaram a tentar contato e descobriram que ele estava em casa, mas só atendia um antigo funcionário do grupo. Os três foram para a porta de seu apartamento e chamaram até serem atendidos: ‘Quando abriu a porta, ele viu a gente e não tinha como… tava a pele e osso, desfigurado‘, contou Dedé Santana.

Publicidade

Renato, Dedé e Mussum procuraram ajuda médica para o amigo, mas não teve jeito, Mauro Faccio Gonçalves faleceu por insuficiência respiratória.

Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com