in

O significado dos números na Bíblia: o que há por trás destes símbolos e do que eles são capazes

Quem tem o costume de ler a Bíblia deve ter percebido que os números estão sempre em evidência.

JWOrg

As narrações bíblicas estão repletas de simbolismos e os números fazem parte deles. Naquela época, os números não eram vistos como hoje, pois muitos acreditavam que eles tinham algum significado e até mesmo um certo poder.

Publicidade

Hoje, os números são usados exclusivamente para indicar quantidade, mas naquela época serviam também para apontar qualidade. Um bom exemplo está no fato de que para dizer que alguém era abençoado por Deus, bastava afirmar que tal pessoa teve muitos anos de vida.

Uma curiosidade sobre os números, é que naquela época eles davam mais valor aos ímpares, uma vez que os pares eram divididos de forma mais fácil e isso para os antigos significava fraqueza.

Publicidade

Na Bíblia, os números simbólicos que aparecem com maior frequência, são: 1, 3, 7, 10 e 12. Vale ressaltar que os dois últimos são pares, mesmo assim têm uma razão muito especial para estarem nesta lista.

Publicidade

O número 1 era considerado o mais perfeito de todos, pois era o primeiro, sendo visto assim como a origem para todos os outros, tendo um valor ainda maior.

Publicidade

O número 3 é o primeiro composto de ímpar, também representa o triângulo, uma figura perfeita de três faces e por isso também ganhava maior importância entre as antigas civilizações.

Na Bíblia, o número 7 pode ser encontrado diversas vezes, já sendo visto em Gênesis, quando diz que Deus criou o mundo em sete dias. Indicava principalmente a perfeição e também totalidade. Outra narração bíblica muito conhecida, é quando Pedro pergunta a Jesus se deveria perdoar até sete vezes, mas ouve a explicação de que o perdão deve ser dado até setenta vezes sete.

O 10 está na lista de números perfeitos, apesar de ser par, porque representa os dedos das mãos, usadas para as contas na antiguidade. E o 12 era o número de meses, as tribos de Israel, os apóstolos de Jesus.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br