in

Cresce o surto da doença que causa manchas, febre e estomatite em crianças; Autoridades fazem alerta

A enfermidade é contagiosa, causada pelo vírus Coxsackie, e está afligindo mães em diversas cidades do país.

Reprodução / site Tem Hora

Além dos problemas que o país atravessa, com uma luz no fim do túnel para a atual crise sanitária, em algumas cidades do país, as mães ainda têm outro problema a se preocupar. Há um surto da doença mão-pé-boca circulando principalmente em Santa Catarina e São Paulo, mas houve registros de casos em outras cidades.

Publicidade

É natural um aumento de casos desta doença nesta época do ano, mas o rápido crescimento do número de registros, em diferentes regiões do país, acabou chamando atenção das autoridades locais. Somente em Ourinhos, cidade do estado de Santa Catarina, 63 casos foram registrados em 8 escolas diferentes.

O principal a se fazer é evitar a transmissão e conhecer os sintomas

A transmissão do vírus Coxsackie, que causa a doença mão-pé-boca, tem um relativo aumento neste período do ano, o que causou o alerta foi o número de casos crescendo acima do comum, já sendo tratado como um surto. Em princípio, as autoridades locais dizem acreditar que o aumento repentino foi o retorno às aulas, após o longo período de isolamento ou contato reduzido das crianças, como não há tratamento específico para a doença, que regride sozinha, o ideal é que em casos diagnosticados, a criança evite sair de casa.

Publicidade

A transmissão ocorre por contato direto, através de secreções ou ainda por manuseio de alimentos que estejam contaminados com o vírus.

Publicidade

Os sintomas podem ser estomatite, febre, manchas vermelhas na boca, mal-estar, falta de apetite, vômitos, diarreia, dores no corpo, bolhas e erupções na pele. Apesar da maioria dos casos envolverem crianças até 5 anos, adultos também podem ser infectados pela doença. Após o surgimento, as defesas do corpo conseguem naturalmente fazer a doença regredir.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Evandro

O mundo do entretenimento é a minha vida.