in

Será possível? A lenda da mulher que teria embalsamado a filha e a transformado em manequim de sua loja

O caso gerou medo em alguns, interesse em outros e transformou uma cidade inteira no palco de uma história de terror por mais de 90 anos.

Instagram @lapascualitaofficial

Uma história macabra se tornou parte da cidade de Chihuahua, no México, virando uma lenda urbana que nunca se soube se é verdadeira ou mero fruto da imaginação de seus moradores. Segundo o Clarin, da Argentina, um manequim nada convencional de uma loja começou a chamar a atenção dos habitantes da cidade.

Publicidade

A boneca, com dedos arroxeados, cor e fisionomia um tanto quanto distintas aos manequins convencionais, era muito parecida com Pascualita Esparza Perales de Pérez, a filha da dona da loja La Popular que detinha o manequim e que havia morrido.

As características do manequim e o fato da filha da dona da loja em que estava a boneca ter morrido, formaram várias teorias da conspiração. Os moradores da cidade passaram a acreditar que a mulher havia embalsamado a filha e a usado como manequim, para assim jamais se separar dela.

Publicidade

Publicidade

A teoria jamais foi provada, mas também não foi mostrado evidências de que se trata somente de uma lenda urbana. A dona da loja alegou que o manequim era apenas uma encomenda que ela fez direto da França, mas nunca explicou porque a boneca vestida de noiva tinha características de um cadáver.

Publicidade

A boneca chegou à loja no dia 30 de março de 1930, exatamente na data em que se comemora o Dia da Encarnação, no México, e que comumente muita gente recorre aos espíritos ou ao sobrenatural. Desde então, a manequim ficou todos esses anos exposta na loja, causando terror em muitos moradores e até atraindo turistas.

A loja mudou de dono, mas a boneca segue no mesmo lugar, com o mesmo vestido e o melhor: ganhou um nome. A loja agora se chama La Popular – La Casa de Pascualita.

A verdadeira Pascualita morreu exatamente no dia de seu casamento, após ser envenenada com a picada de um escorpião, o que justifica o fato da manequim estar sempre vestida de noiva.

As mãos da boneca são assustadoramente realistas. Se por um lado muita gente ainda sente medo desse manequim, existe a história local de que a noiva que comprar um vestido como o de La Pascualita nesta loja, terá sorte em seu casamento para sempre. A lenda urbana se tornou uma atração para todos os turistas que decidem visitar a cidade mexicana.

Publicidade

Escrito por Guti M

Redator de entretenimento e curiosidades