in

Dentista Paulo Antoniolli alerta sobre manutenção da lente de contato dentária, febre entre as celebridades

Paulo Antoniolli aponta que apesar de ser um tratamento rápido e esteticamente eficiente, é preciso um acompanhamento a cada seis meses.

Divulgação

Tratamento rápido e eficiente para quem quer esbanjar um sorriso bonito, a aplicação de lentes de contato dental é febre entre celebridades, mas costuma gerar dúvidas e receio entre os pacientes — em especial quando surgem na internet imagens e relatos como a do cantor Kevinho com os dentes desgastados; a de Biel, que perdeu uma lente no reality A Fazenda; e até a cantora Simaria, que afirmou que perdeu alguns dentes após um tratamento mal sucedido com lentes.

Publicidade

Dentista com especialização em odontologia estética, Paulo Antoniolli é referência no meio artístico quando o assunto é lentes de contato e tratamentos para deixar o sorriso mais bonito — entre seus pacientes estão nomes como Raissa Barbosa e Deolane Bezerra. O profissional explica que essa técnica é baseada na colocação de lâminas de porcelana sobre os dentes naturais, podendo ser utilizada para melhorar o tamanho, a cor e o formato dos dentes.

“Assim como qualquer tratamento estético, essa aplicação precisa ser feita com um profissional de confiança para minimizar possíveis intercorrências. Após finalizado o tratamento, o paciente deve ter cuidados para garantir a durabilidade, bem como a saúde da dentina que está por baixo dessas lâminas”, alerta.

Publicidade

Sobre os desgastes na aplicação, o odontologista explica que não necessariamente o profissional precisa fazer uma raspagem tão radical quanto a que Kevinho e outras celebridades têm, tudo depende de como está a arcada dentária original. “Se os dentes estão alinhados ou se não há muita alteração de cor, essa raspagem é mais leve. Nos casos em que os dentes estão muito tortos e desalinhados, para evitar o desgaste excessivo, pode ser recomendável até mesmo o uso de aparelho previamente”, diz.

Publicidade

Dependendo dos cuidados de higiene e precaução do paciente, a vida útil de lentes dentárias pode durar até 20 anos. “A higienização correta é primordial para que essa lente tenha durabilidade e para que não haja proliferação de bactérias, além disso, hábitos ruins, como roer as unhas, usar os dentes para abrir objetos, consumir em excesso comidas abrasivas ou com alta coloração como vinagre, refrigerante e café, podem deixar a lente com um aspecto estético não tão agradável e levar a necessidade de troca”, diz.

Publicidade

Para pacientes que sofrem de bruxismo, é necessário que o problema seja tratado para evitar que a pressão descole as lentes. “Isso pode ser feito tanto com uma placa de proteção, quanto com as de relaxamento ou aplicação de botox, tudo vai depender do grau desse bruxismo”, diz Paulo Antoniolli.

O paciente deve manter o acompanhamento com um dentista para limpezas periódicas e revisões para analisar se não houve descolamento ou outros problemas relacionados. “É um procedimento seguro e de tecnologia avançada, mas com qualquer outro requer responsabilidade e cuidados”, finaliza o dentista.

Publicidade