in

Câncer de mama mata mais homens do que mulheres; doença é silenciosa, mas existe a chave para sobrevivência

A melhor maneira de prevenir o câncer de mama é começar precocemente a fazer autoexames e mamografias regularmente.

Hospital do Amor

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres. Muitas nem percebem que têm a doença até que esteja um estágio avançado. Detectar os primeiros sinais é muito importante, já que quase toda mulher sabe sobre a doença, bem como seus sintomas e tratamento.

Publicidade

O que é realmente o câncer de mama?

O câncer surge quando as células da mama começam a se dividir de forma incontrolável.

Essas células anormais podem se espalhar para tecidos próximos e outras partes do corpo. Às vezes muito pequenas para serem detectadas, essas células cancerosas podem invadir tecidos e órgãos próximos.

Publicidade

De acordo com a American Cancer Society (ACS), a melhor maneira de prevenir o câncer de mama é começar precocemente a fazer autoexames e mamografias regularmente. Foi comprovado que a detecção e o tratamento precoces diminuem as taxas de mortalidade. Neste caso, a detecção precoce é a chave para sobrevivência.

Publicidade

Câncer de mama nos homens

Publicidade

O câncer de mama é geralmente considerado uma doença feminina e, por esse motivo, é mais comumente detectado em mulheres (mais de 99%).

Mas isso não significa que os homens devam ignorar os sintomas e as medidas preventivas. Na verdade, de acordo com a American Cancer Society, 1 em cada 1.000 homens é diagnosticado com câncer de mama a cada ano. Mas este número está crescendo e a doença é mais frequente entre homens com 35 anos ou mais.

Além disso, a taxa de sobrevivência dos homens é inferior à das mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a chance média de uma mulher sobreviver ao câncer de mama após 5 anos é superior a 90% e, para um homem, superior a 85%.

Publicidade

Escrito por Anna Müller

Bastante ativa nas redes sociais, escrevo conteúdo sobre os mais diversos assuntos para a plataforma i7 Network.