in

Ilhas de paz: 162 cidades brasileiras não registram homicídios há 10 anos, 58 delas já chegam a duas décadas

Em um país com índices absurdos de violência, municípios há décadas sem assassinatos são ilhas de paz.

Expositor Cristão

O Brasil é um país marcado pela violência nas grandes cidades. Segundo estatísticas do Atlas da Violência, de autoria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao todo, o país registra cerca de 50 mil homicídios ao ano. Os dados somados aos noticiários, certamente são o suficiente para que qualquer um classifique o país como violento.

Publicidade

No entanto, esses dados não dizem respeito ao que acontece em 100% do território nacional. Ao todo, 162 cidades brasileiras não registraram um único homicídio nos últimos 10 anos. Se tratam de municípios pequenos, distribuídos em onze estados da federação, tendo o maior deles pouco menos de 10 mil habitantes.

Ilhas de paz em um oceano turbulento de violência, esta seria a melhor definição para essas pequenas cidades que, juntas, somam cerca de 480 mil habitantes, um número pequeno perto dos 212,6 milhões de brasileiros distribuídos pelo território do maior país da América do Sul em extensão territorial.

Publicidade

Há também outro grupo, ainda mais restrito, de municípios que não registram qualquer morte violenta causada por terceiros desde o ano de 2001. Ao todo, 58 municípios distribuídos em oito estados possuem tal estatística, tendo o maior deles 5,6 mil habitantes. No total, 154 mil pessoas vivem nestas 58 ‘ilhas de paz’.

Publicidade

Os dados são fruto de uma pesquisa realizada pelo portal de notícias Metrópoles, com base no Datasus, através de um levantamento dos homicídios ocorridos desde 2001 por cidade brasileira. Além disso, a pesquisa utilizou a mesma metodologia usada no Atlas da Violência, que busca fundamento nos dados da saúde, e não os policiais, que acabam sofrendo distorções por conta da falta de notificações.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.