in

Conheça os sintomas que diferenciam o resfriado, a gripe e a Covid-19 em crianças

Já era difícil diferenciar a gripe do resfriado, com a chegada da Covid essa tarefa ficou ainda mais difícil.

Revista Crescer

Com as mudanças repentinas de clima é comum que surjam sintomas como coriza, que nada mais é que o famoso nariz escorrendo, tosse, velha conhecida dos pais, e, em muitos casos, febre. Com os sintomas, uma grande dúvida: é gripe ou resfriado?

Publicidade

Como se já não bastasse essa dupla nada bem-vinda, temos agora mais uma preocupação entre as doenças respiratórias, a Covid-19, doença do sistema respiratório ocasionada pelo coronavírus e responsável por uma pandemia que se arrasta no Brasil desde o início de 2020.

A pediatra e professora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Escobar, explica que as enfermidades que afetam o sistema respiratório e tem origem viral, no geral, possuem um começo muito parecido.

Publicidade

Segundo a pediatra, o início pode ser marcado por febre, dores no corpo, cabeça ou garganta, falta de apetite, diarreia e náuseas. Além disso, é comum notar que a criança pareça sem energia, mole e, principalmente em caso de febre, até um pouco impacientes.

Publicidade

O fato dos sintomas mais conhecidos da Covid-19 nem sempre se apresentarem nas crianças também dificulta a diferenciação. De acordo com a pediatra, a doença possui sinais bem específicos em adultos, como a perda do olfato e do paladar, porém, são menos distintos nos pequenos.

Publicidade

Com isso, a título de conhecimento e ressaltando a importância de consultar sempre um pediatra, a Veja Saúde separou os sintomas de cada um dos três males que afetam o sistema respiratório das crianças. Confira.

Resfriado

Os resfriados são geralmente marcados por coriza, febre baixa, dor de garganta e espirros. Geralmente, são vistos em crianças nos períodos mais frios e costumam ir embora em poucos dias.

Gripe

Enquanto o resfriado apresenta febre baixa, a gripe é marcada por uma febre mais intensa e dores fortes pelo corpo. Além disso, uma criança gripada por apresentar tosse com secreção, dor de garganta, cansaço, coriza, nariz entupido e, nas crianças, é muito comum que se perceba diarreia.

Covid-19

Já a covid se manifesta nas crianças de forma muito semelhante à gripe, com febre alta, coriza, dor de cabeça, diarreia, porém, com tosse seca. Nos quadros infantis, há relatos de manchas avermelhadas na pele, lábios secos e, em alguns casos, até rachados, e mudança na coloração dos dedos, que adquirem um aspecto roxo.

Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.