in

Tumor cerebral: sintomas, diagnóstico e tratamento da doença que afeta Renata Banhara

Renata Banhara, de 46 anos, luta contra a doença; tumor cresceu de dois mílimetros para dois centímetros em quatro anos.

Arquivo pessoal Renata Banhara

A modelo Renata Banhara, de 46 anos, enfrenta uma grande luta. Há quatro anos, ela foi diagnosticada com tumor cerebral. A massa localizada na parte de trás do crânio tinha dois milímetros. Neste período de quatro anos, cresceu e chegou a dois centímetros. O último exame foi realizado em dezembro.

Publicidade

Renata Banhara não tem plano de saúde e o tratamento particular é caro. Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde realiza tratamento contra vários tipos de tumores, inclusive no cérebro, gratuitamente. Na cidade de São Paulo, há o Hospital A.C. Camargo e o instituto do Câncer do Estado de São Paulo que atendem pacientes de todo o Brasil.

Tumor no cérebro

O crescimento e a presença de células anormais no cérebro caracterizam um tumor. Existem vários tipos de tumores cerebrais. Desde um meningioma, localizado na meninge, até um astrocitoma, que atinge células dos neurônios. Veja detalha os tipos de tumores cerebrais abaixo.

Publicidade

Publicidade

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Os sintomas para o tumor de cérebro são bem abrangentes. Dores de cabeça, convulsões, falta de equilíbrio, sonolência excessiva, alterações de humor, alterações comportamentais, náuseas sem causa aparente, vômitos, visão embaçada e turva.

Publicidade

O diagnóstico adequado é feito por um médico. Os sintomas acima podem indicar tumor cerebral, mas também pode indicar uma infinidade de outras doenças, mais simples de serem tratadas. Por isso, o diagnóstico deve ser feito por um profissional especializado.

O tratamento para o tumor cerebral pode incluir quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. No caso de Renata Banhara, ela informou que a cirurgia seria muito delicada e ela poderia ficar “vegetando” após o procedimento. Cabe a equipe médica, alinhada com o paciente, determinar o tratamento correto.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!