in

Norovírus deixa autoridades em alerta; milhares de pessoas já foram infectadas

É preciso conhecer os sintomas causados por esse patógeno e como se prevenir desse vírus.

FoodSafetyBrazil

No Rio Grande do Sul, o Cevs – Centro Estadual de Vigilância em Saúde, emitiu um alerta devido ao surto de doença diarreia que já foi registrada em mais de 20 cidades pelo estado. Até o momento, nove destas cidades já confirmaram que o problema vem sendo causado pelo norovírus e mais de 2 mil pessoas estão infectadas.

Publicidade

Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul são os municípios com maior número de casos confirmados, por isso a população deve ficar atenta aos sintomas e o que fazer para se prevenir.

Esse vírus causa gastroenterite viral, diarreia, dor abdominal e também vômito. A principal forma de transmissão é através da água contaminada, além dos alimentos manipulados por pessoas contaminadas.

Publicidade

A população está sendo orientada a tomar mais cuidado com a água que consome, dando preferência sempre para as fontes seguras e que passaram por tratamento adequado. Também é importante manter as mãos limpas, higienizadas, principalmente na hora das refeições.

Publicidade

Segundo a Fiocruz, o norovírus é diferente do rotavírus e outros vírus que causam gastroenterite, porque tem mais facilidade de ser transmitido. Outra característica do norovírus é que ele pode ser transmitido por contato em superfícies que foram tocadas por alguém que esteja contaminado.

Publicidade

Por muito tempo, os casos de norovírus surgiam em locais fechados, como asilos, navios, hospitais, mas agora os virologistas estão preocupados porque a transmissão está acontecendo em vários os lugares, daí a necessidade da população redobrar os cuidados.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br