in

Vídeo: o que este macaco foi capaz de realizar pode trazer implicações drásticas para a humanidade

No vídeo, o primata exibe o que pode vir a ser uma revolução para o futuro do seres humanos.

Neuralink

Um vídeo publicado pela Neuralink, startup de implantes cerebrais de iniciativa do bilionário Elon Musk, em abril deste ano, mostra um macaco de nove anos de idade, chamado Pager, aparece jogando Pong utilizando ondas cerebrais para controlar o jogo.

Publicidade

A gravação possui pouco mais de três minutos de duração e exibe o primata entendendo como guiar os controles do game a partir de sua mente. Inicialmente, ele faz uso de um joystick, uma espécie de controle, para interagir com o aparelho, tendo como recompensa frapê de banana entregue a ele através de um canudo.

Segundo o narrador do vídeo, Pager possui, em cada hemisfério de seu no cérebro, um dispositivo da Neuralink. Num primeiro momento, o vídeo mostra a atividade cerebral do macaco sendo mapeada de acordo com a forma que o primata utiliza sua musculatura para manipular o controle.

Publicidade

Enquanto isso, o narrador explica que a atividade cerebral decodificada por meio de um computador se deve aos dispositivos Neuralink implantados em Pager. Em seguida, após o joystick ser desconectado pela equipe responsável pela pesquisa, o macaco continua interagindo com o jogo através do implante cerebral, que permite que o controle se dê por meio da mente. Assista.

Publicidade

Através de seu perfil no Twitter, Elon Musk citou o produto, o primeiro da startup Neuralink, como uma possibilidade para que uma pessoa com paralisia possa fazer uso de um smartphone utilizando apenas suas ondas cerebrais, ou seja, a mente, de forma muito mais ágil que outra pessoa sã usaria com os polegares.

Publicidade

Diante disso, é possível supor que as implicações desse experimento, caso as coisas caminhem como o bilionário deseja, sejam drásticas para a humanidade e, em um futuro próximo, o ser humano seja capaz de controlar tudo de forma mais ágil utilizando apenas a mente.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.