in

Lembra do bispo na Universal que chutou a imagem de Nossa Senhora? Ele precisou deixar o país após a polêmica

Há 26 anos, o bispo Sérgio Von Helder causou revolta ao desferir chutes na imagem ao vivo.

UOL | Reprodução

Há 26 anos, o então bispo da Universal, Sérgio Von Helder, causou revolta ao chutar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, ao vivo, durante o programa Palavra de Vida, exibido pela RecordTV. O programa estava sendo exibido em 12 de outubro, dia em que se comemora no Brasil o dia da padroeira.

Publicidade

Nas palavras de Sérgio, o objeto não possuía teor religioso e era usado apenas para ganhar o dinheiro dos fiéis. Após preferir ataques à Santa e à Igreja Católica, o bispo foi duramente criticado. O caso chegou a ser exibido no Jornal Nacional e em outros veículos de comunicação. Com a repercussão negativa do ato, o bispo precisou deixar o país.

Sérgio foi enviado aos Estados Unidos para que as coisas se acalmassem, tentando viver de forma anônima, devido aos ataques e ameaças que recebeu. Atualmente, o ex-bispo continua produzindo conteúdos religiosos, mas não estaria ligado à alguma igreja.

Publicidade

O líder da Universal, Edir Macedo, chegou a comentar o caso. Ele afirmou que teria sido um dos maiores erros cometidos pela instituição e pediu desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas. Em 2014, Sérgio teria retornado ao Brasil, porém, questionado pela equipe do site UOL, o ex-bispo afirmou que não voltou ao país de origem.

Publicidade

O Brasil é um país laico, ou seja, não possui religião oficial. Porém, de acordo com o Data Folha, os católicos representam a maioria no país. Em 12 de outubro é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, data em que romeiros e peregrinos vão à Basílica da Padroeira em agradecimento às graças alcançadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade