in

Revelado o principal benefício que a criança bilíngue tem sobre as outras e a melhor idade para começar

Entenda a importância de aprender idiomas estrangeiros na infância, há benefícios para crianças bilíngues.

Manual da Mamãe

Falar mais de um idioma, atualmente, tem se tornado uma grande necessidade tanto para o mercado de trabalho, quanto para oportunidades de estudo ou viagens, mas, embora muitas pessoas não saibam, o aprendizado de uma língua estrangeira pode ser muito benéfico para o desenvolvimento cognitivo infantil.

Publicidade

De acordo com uma publicação da revista acadêmica Nature, pessoas que são bilíngues desde a infância costumam ter maior flexibilidade cognitiva do que pessoas falantes de apenas um idioma, ou seja, elas têm maior facilidade para se concentrar em mais de uma atividade.

Segundo Maria Montessori, durante a fase da pré-escola, que acontece entre 0 e 6 anos, o cérebro da criança tem maior capacidade de aprendizado e memorização de informações, definida pela pedagoga como “fase absorvente”.

Publicidade

Benefícios culturais também são uma consequência de falar duas línguas, tais como compreender diferentes culturas, além do indivíduo, ter mais empatia pelos outros, por ter contato com mais de uma realidade.

Publicidade

Bom, agora que já citamos os benefícios de incentivar a criança a aprender um idioma estrangeiro, listamos abaixo algumas dúvidas e dicas sobre o assunto.

Publicidade

Eu preciso saber ou ser fluente no idioma que o meu filho irá aprender?

Não é necessário que você ensine o idioma. Você e seu filho podem tentar aprender juntos, com filmes com o áudio original no idioma escolhido e com legenda, tornando este momento ainda mais divertido! Ouvir músicas no idioma também é importante para potencializar o aprendizado da língua, contribuindo diretamente com a compreensão auditiva.

Pode falar mais de um idioma em casa?

Falar mais de um idioma dentro de casa é importante para o treino da pronúncia e da compreensão auditiva dos pequenos, e a criança consegue distinguir um idioma do outro, usando-os nos momentos certos.

Incentivar a leitura também é importante

Em qualquer idioma, a leitura é necessária para o desenvolvimento da escrita e do vocabulário, principalmente quando se trata de um idioma estrangeiro que está sendo aprendido.

As crianças costumam alternar entre os idiomas ao longo do dia.

Elas misturam as línguas e aos poucos, vão aprendendo a separá-las e diferenciá-las, o que contribui bastante com o desenvolvimento da fala e da compreensão de cada idioma, além de estimular a memória.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Evandro

O mundo do entretenimento é a minha vida.