in

Espírito x Alma: você sabe qual é a verdadeira diferença entre eles?

Saiba qual a verdadeira diferença entre espírito e alma, algo que sempre é motivo de dúvidas.

Pixabay / We Mystic / Montagem

Embora muitos não saibam, ou nunca tenham parado para refletir sobre isso, existe uma diferença entre ‘alma‘ e ‘espírito‘, porém essas definições costumam ser meio confusas e se embaralham entre si, principalmente sob o olhar religioso, no qual, esses conceitos se modificam de acordo com a crença de cada indivíduo. Falando de forma geral, a alma é o que está em nosso corpo quando ainda há vida, e o espírito tem vida eterna, e, a depender da religião, ele pode reencarnar em outras vidas.

Publicidade

Confira abaixo as definições de ‘alma’ e ‘espírito’ de acordo com o ponto de vista cristão:


Alma

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra “alma” vem do latim anîma, que significa “sopro”, e é definida como o “princípio da força vital, no ser humano ou nos animais; princípio da vida”. Na a bíblia, nos escritos originais do Velho Testamento, nephesh é a palavra em hebraico que era mais utilizada para fazer referência à “alma”, que significava “algo vivo” , “algo que possui vida física ou mental”, como se fosse “a essência de um ser”. No Novo Testamento, as palavras gregas psuche e psyche possuem o mesmo significado de nephesh no velho testamento, logo, a alma é definida como a essência de um ser, é o que nos torna seres vivos, contudo, não há registros no Velho Testamento que afirmem que a alma tem vida eterna, podendo-se afirmar que a alma morre ao mesmo tempo em que ocorre a morte do ser vivo que a tinha, porém, no Novo Testamento, há escritos sobre a permanência da alma após a morte física do indivíduo, além de sua morte antes do falecimento físico. Muito doido e confuso, né?

Publicidade

Espírito

Publicidade

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra “espírito” vem do latim spiritus, que significa “respiração” e é definida como “porção imaterial ou imortal do ser humano”. No Velho Testamento, a palavra hebraica ruach é usada para se referir à “espírito”, podendo significar “vento” e “sopro”. Além do termo “espírito” ser usado como a essência transmitida de Deus para os homens, ele também é empregado para descrever o que nos torna únicos. Sob a ótica do Velho Testamento, quando morremos, nosso espírito reencarna em outra existência na terra.

Publicidade

De acordo com o Novo Testamento, o espírito é o que nos conecta com Deus, e a palavra grega utilizada para se referir à “espírito” pneuma.

Conforme diz Debra Kelly, em uma publicação do site Knowledge Nuts, nós só temos alma porque temos um espírito, pois ele é nossa consciência, logo, nossos sentimentos e emoções fazem parte dele, nos possibilitando chegar à conclusão de que todo indivíduo vivo pode ter uma alma, mas, apenas o espírito pode ser eterno.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Evandro

O mundo do entretenimento é a minha vida.