in

Estátua de menina se afogando nas águas turvas do Rio Nervión causa comoção nos moradores: ‘muita tristeza’

O rosto enigmático da menina submersa no rio tem tirado o sossego dos moradores da cidade de Bilbao, na Espanha.

Foto: print vídeo CNN Brasil

Os moradores de Bilbao,  na Espanha, estão incomodados com a estátua de uma menina que aparece sem expressões de dor ou sofrimento nas águas turvas do Rio Nervión. O rosto pragmático da criança se afogando no rio é surreal. Quem criou a figura foi o artista hiper-realista Ruben Orozco, e batizou de ‘Bihar‘.

Publicidade

De acordo com o portal Terra, os moradores da cidade de Bibao descobriram a estátua de fibra de vidro recentemente. A obra de arte foi levada até o rio na calada da noite para que ninguém a visse sendo colocada.

Uma visitante contou como foi sua sensação ao se deparar com a estátua da menina dentro do rio. Segundo ela, inicialmente sentiu um pouco de estresse. Triana Gil contou que quanto mais o rosto ficava visível, mais ela ficava emotiva. “Agora, para mim, ela transmite tristeza, muita tristeza”, disse a visitante.

Publicidade

Publicidade

A figura de vidro pesa cerca de 120 quilos e submerge de acordo com a intensidade das marés. Assim, a estátua reaparece a cada dia. A obra de Orozco foi criada para uma campanha da BBK, filial de caridade do banco espanhol de empréstimos, e o objetivo é estimular a discussão sobre a sustentabilidade, conscientizando as pessoas de suas ações na natureza.

Publicidade

O artista fez questão de dar um exemplo de seu pensamento. “Suas ações podem nos afundar ou nos manter à tona”, disse Orozco ao site de notícias espanhol Nius. Uma observadora do rosto de fibra de vidro se afogando no rio teve outra ideia ao ver a figura. Maria achou que se tratava de uma homenagem a um acontecimento trágico. “Soube hoje que não se trata disso, mas acho que cada pessoa pode dar seu próprio significado a ela”, disse ela.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Valeria Soares

Aqui você fica por dentro de tudo que acontece no mundo dos famosos e muito mais.