in

Cerca de 4.600 pesquisas científicas são encerradas após jovem realizar postagem no TikTok

Milhares de estudos científicos tiveram que ser encerrados após um post feito de uma jovem no TikTok.

TikTok

Uma adolescente chamada Sarah Frank é mais uma dentre os milhões de usuários do Tik Tok. O que a jovem americana não esperava é que sua publicação fosse se tornar tão viral e influente a ponto de interromper cerca de 4.600 pesquisas científicas.

Publicidade

Do seu quarto, a influencer gravou um vídeo onde aparece ensinando outros jovens a conseguir dinheiro pela internet. Dentre as recomendações da jovem estava o Prolific, uma ferramenta onde os usuários recebem dinheiro para responderem as mais diversas pesquisas.

Embora pareça uma simples e inocente ferramenta para ganhar um trocado, o Prolific é utilizado por cientistas que realizam estudos comportamentais e, após seu lançamento, passou a ser considerado uma revolução nos mais diversos campos de pesquisa.

Publicidade

Cerca de um mês após a publicação, o vídeo onde a jovem cita a ferramenta já acumula mais de 4,1 milhões de visualizações e foi o responsável por uma enxurrada de novos usuários para o Prolific. A onda de novos usuários, em sua grande maioria mulheres na faixa de 21 anos, gerou uma enorme confusão para a ferramenta de pesquisas.

Publicidade

“Notamos um grande salto no número de participantes na plataforma dos EUA, de 40 mil para 80 mil. O que é ótimo, no entanto, agora muitos de nossos estudos têm uma distorção de gênero, em que talvez 85% dos participantes são mulheres. Além disso, a média de idade está em torno de 21″, afirmou um membro do Stanford Behavioral Laboratory.

Publicidade

Com as distorções provocadas pelos novos usuários, cerca de 4.600 estudos foram interrompidos. A maioria, de acordo com Phelim Bradley, cofundador da Prolific, deve ser passível de recuperação.

Um mês após a publicação do vídeo, a Prolific reembolsou donos de pesquisas que acabaram sendo afetados e adicionou uma nova ferramenta de triagem demográfica.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.