in

Cai o mito sobre beber 2 litros de água por dia; especialista explica qual a quantidade você realmente precisa

A maioria das pessoas acredita que é necessário beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Rawpixel/CC0 Domínio público

Você certamente já ouviu falar que é necessário ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Famosos e influenciadores costumam incentivar esse tipo de atitude em suas redes sociais como uma dica de saúde. Os supostos benefícios da ingestão excessiva de água são diversos, incluem desde a melhora da saúde mental até a uma pele mais bonita e viçosa.

Publicidade

A frase manter se hidratado acabou se tornando modinha nas redes sociais. Contudo, o que realmente significa se manter hidratado? Quando pessoas leigas falam sobre desidratação tendem a se concentrar na perda de qualquer fluido, explica o especialista Joel Topf, nefrologista e docente na Oakland University, que fica em Michigan.

A ideia que beber água vai deixar as pessoas mais saudáveis é uma afirmação falsa. Conforme o especialista, o importante para manter o corpo hidratado é o equilíbrio entre eletrólitos como sódio e água no organismo. Portanto, não é necessário ficar bebendo copo atrás de copo de água o dia inteiro para se manter hidratado.

Publicidade

Afinal de contas, quanto de água é preciso beber diariamente?

As pessoas aprendem que oito copos de 250 ml diariamente seria a quantidade ideal, porém seria um mito, conforme explicação de Tamara Hew-Butler, cientista da Wayne State University. Existem alguns fatores como a temperatura ambiente, tamanho do copo usado e a quantidade de suor são importantes para saber o quanto uma pessoa precisa ingerir de água.

Publicidade

Alguém que pesa 90 quilos e fez uma caminhada intensa debaixo do sol e um funcionário de 60 quilos que ficou o dia inteiro trabalhando em um prédio com ar condicionado vai precisar de uma quantidade diferente de água.

Publicidade

Portanto, a quantidade de água ingerida por uma pessoa vai depender da saúde. Para a maior parte das pessoas que são saudáveis e bem de saúde, a melhor forma de manter a hidratação corporal é simplesmente tomar água quando tiver sede.

Publicidade
Publicidade