in

É disto que você precisa saber para economizar em sua conta de energia

Com o aumento da conta de luz, é necessário abandonar hábitos que causam gastos desnecessários.

Reprodução/UOL

Os brasileiros estão passando por um momento delicado na economia: com a situação envolvendo a saúde pública, além do alto desemprego, inflação e alto preço de alimentos básicos, a conta de luz também passa a ser uma dor de cabeça, isso porque a escassez nos reservatórios causou a necessidade do aumento no preço da bandeira tarifária, o que aumentará o preço final pago pelo consumidor.

Publicidade

Por isso, separamos neste artigo o que você precisa fazer para evitar que sua conta venha tão alta. Anote as dicas e não esqueça de começar a utilizá-las no dia a dia para que a economia possa ser notada o quanto antes.

Economizando energia

Você já deve saber que um dos maiores vilões da conta de luz é o chuveiro elétrico, mas é sempre bom frisar que esse eletrodoméstico precisa de atenção quando o assunto é economia de energia. Tome banhos mais curtos, assim você evitará gastos. Além disso, tomar banhos mornos (ao invés do mais quente) ajudam a reduzir os gastos.

Publicidade

Se há um outro vilão que precisa ser observado de perto é o celular. Isso porque esquecer o celular no carregador gasta muita energia, prejudica a bateria do aparelho e aumenta o risco de um incêndio, por exemplo.

Publicidade

Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz solar, tente passar mais tempo em ambientes abertos, com janelas amplas e paredes claras. Além de economizar energia, a luz solar ajuda a regular os níveis de vitamina D e é mais confortável para os olhos que as luzes artificiais. 

Publicidade

Não mantenha aparelhos sem uso ligados na tomada. Se você terminou de assistir TV, não precisa deixá-la no modo de espera, o famoso stand-by. Desligue o aparelho da tomada e será possível notar uma economia real.

Abuse da opção “timer”. Hoje, a grande maioria das TVs vêm equipadas com esta função. Se você for assistir um filme e já está bocejando, por exemplo, ative o “timer” para que a televisão desligue automaticamente dentro de alguns minutos.

Outro detalhe importante que não pode passar batido é jamais usar o fundo da geladeira como um local para estender roupas! Além disso, a borracha de vedação da porta precisa estar funcionando corretamente para que você não gaste energia desnecessariamente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.