in

Pare de lavar o arroz antes de cozinhar; especialistas explicam

Estudo explica o motivo de que você não precisa lavar o arroz antes de cozinhar.

Pikrepo

Muitas pessoas têm o costume de lavar o arroz antes de cozinhar. Isso se deve ao fato de que, há alguns anos, o processo de beneficiamento do grão não seguia as mesmas normas de higiene que são seguidas hoje.

Publicidade

O beneficiamento de arroz era bem precário há algumas décadas, tanto que o grão poderia apresentar resquícios de casca, sujeira e até restos de insetos. Isso é totalmente diferente do que se vê hoje nas prateleiras dos supermercados. Com máquinas modernas, o grão sai limpo, pronto para preparo e não precisa ser lavado.

Uma cartilha datada da década de 60 explica que o arroz até poderia ser lavado, porém , o processo dissolvia alguns nutrientes do grão. Tais nutrientes são essenciais para a boa saúde do cabelo, da pele e do corpo como um todo.

Publicidade

Um estudo recente comprova realmente o que falava nessa cartilha. Especialistas constataram que o arroz pode reduzir os seus nutrientes de 51 a 79% na quantidade. Isso varia muito da técnica e do tipo de grão utilizado. Esse é um valor considerável, pois restam aproximadamente 20 % dos nutrientes benéficos para a saúde.

Publicidade

É importante ressaltar que esses nutrientes jogados fora são fundamentais para o bom funcionamento da memória, da imunidade e inclusive ajuda a evitar o surgimento do câncer de próstata. Se você tem o costume de lavar o arroz antes do preparo, pode parar. O arroz já vem limpo, polido e pronto para o preparo. Basta refogar, temperar, cozinhar e se deliciar com este que é o grão mais consumido no Brasil. Junto com o feijão, o arroz é o alimento mais presente no prato do brasileiro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .