in

Queda de cabelo: sérias doenças estão ligadas a este sintoma; fique de olho

Neste artigo, alguns motivos para de deixar alerta em relação à este sintoma que pode ser bem mais que um problema estético.

Reprodução/Baby Center/ Stockbyte

Os cabelos são parte muito importante para a estética das pessoas. Enquanto algumas pessoas têm o costume de fazer cortes estilosos, outros vão mais longe e gastam bastante dinheiro com produtos para embelezar as madeixas, a fim de manter a boa aparência dos cabelos, se livrando das pontas duplas, do frizz e de outras características indesejadas.

Publicidade

Porém, se existe um problema que preocupa, é a queda de cabelo. Que ninguém deseja ter queda de cabelo é fato, mas além da questão estética, isso pode significar que o corpo está enviando uma mensagem de alerta para um problema de saúde.

Problemas no metabolismo

Pesquisadores de uma universidade da Coreia do Sul examinaram o sangue, medida corporal e o couro cabeludo de 1884 pessoas. Destas, 52,6% apresentavam alopecia.  Nestas pessoas, existia um nível maior de diabetes, hipertensão, obesidade e alta de triglicerídeos. 

Publicidade

Estas doenças causam lesões nos vasos que irrigam o couro cabeludo. Além disso, estes problemas de saúde, principalmente a diabetes, causam inflamação crônica, que compromete a manutenção de fios. Por esta razão é indicado consultar um médico regularmente para identificar possíveis problemas de saúde e evitar complicações futuras.

Publicidade

Anemia

Não é somente a estética que pode ser abalada pela queda de cabelo. Este sintoma também está lidada à deficiência de ferro no sangue. A falta deste nutriente no corpo leva à falta de hemoglobina, a responsável por transportar oxigênio no sangue. 

Publicidade

A queda de cabelo é só um detalhe para quem é anêmico, pois a doença pode causar palidez, déficit de oxigênio e cansaço.

Doença crônica nos rins

A calvície é um dos sintomas de que os rins estão deixando de filtrar o sangue corretamente. Além disso, dores de cabeça, cãibra, inchaços são indicativos de que os rins estão precisando de atenção. Porém, é importante frisar que a calvície não é o sintoma mais alarmante deste problema e dificilmente será o principal indício da doença.

Sífilis

Embora não seja um sintoma frequente, a queda de cabelo pode estar ligada à sífilis, pois a bactéria causadora da doença gera feridas nas áreas íntimas, além de gerar manchas na pele e alopecia. 

Ovário policístico 

Mulheres que têm ovário policístico tendem a ter altas taxas de testosterona, por isso, a queda de cabelo é observada nelas. Mas outros sintomas costumam aparecer antes, como a acne, surgimento de pelos no corpo e falta de regularidade no ciclo menstrual.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.