in

Você tem estes sinais na pele? Isso diz algo importante sobre sua saúde

Mesmo sem sintomas e sendo benigno na maioria das vezes, os sinais são “mensagens” do corpo.

Reprodução/Tua Saude

A pele é o maior órgão do corpo humano. Sempre que existe algo de diferente neste órgão, é muito fácil conseguir identificar, notar os possíveis sintomas e principalmente ligar acender o sinal de preocupação se houver algo muito fora da curva.

Publicidade

Neste artigo vamos falar sobre uma situação muito comum, mas que pouca gente sabe  sobre o que se trata. São os fibromas moles. Também conhecido como acrocórdon, estes sinais aparecem na pele, normalmente na área do pescoço, axila ou virilha em forma de pequenas bolinhas entre 2 e 5mm.

Sem sintomas e indolores, estes pequenos sinais chamam a atenção esteticamente e não possuem uma causa exata para surgirem. Segundo os médicos, o surgimento normalmente tem a ver com fatores de genes e resistência à insulina.

Publicidade

Os sinais podem estar passando a mensagem de que existe uma diabetes em curso ou que há uma síndrome metabólica no corpo da pessoa. Os fibromas moles também podem surgir durante a gravidez.

Publicidade

O médico responsável por analisar estas pequenas lesões é o dermatologista. Normalmente, o profissional fará a análise do fibroma, recomendará a remoção e realização de biópsia para verificar se existe algum risco ou característica maligna para a saúde do paciente. 

Publicidade

Normalmente, o fibroma não representa um risco para a saúde, sendo removido pelas pessoas por conta da estética. A remoção é feita comumente no consultório do dermatologista que faz a aplicação de uma anestesia local para remoção ou, dependendo do caso, um congelamento do fibroma, que acaba caindo sozinho depois de um tempo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.