in

Conheça 5 formas práticas para desentupir o nariz do bebê

A entupimento da narina provoca muito desconforto ao bebê no sono e amamentação.

Reprodução/Tua Saúde

O bebê ficar com nariz entupido costuma ser uma situação bastante frequente, trazendo grande desconforto para a criança e para dos pais. A situação pode vir a atrapalhar muito na hora do sono, para respirar,  alimentação e, principalmente, durante a hora da amamentação, o que pode ser muito preocupante.

Publicidade

Apesar da situação não ser perigosa, na maioria das vezes, é necessário um cuidado especial dos pais. É muito importante ir limpando o nariz do bebê várias vezes ao dia, para retirar as secreções que vão saindo. Além disso, manter o nariz limpo permite que a criança durma e consiga se alimentar melhor. 

Publicidade

É aconselhado consultar um pediatra sempre que existir dúvidas sobre a saúde do bebê, assim como quando o bebê apresenta nariz entupido muitas vezes ou quando surgem outros sintomas como diminuição do apetite, tosse intensa, chiado ao respirar, febre acima de 38º C, espirros constantes ou cansaço excessivo.

Publicidade

Além disso, se o bebê chegar a apresentar sinais de dificuldade para respirar como respiração muito rápida, palidez e suor ou coloração azulada é necessário ir imediatamente ao hospital.

Publicidade

1. Aplicar gotas de soro fisiológico nas narinas

O soro fisiológico ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a eliminação natural pelo bebê. Aplique uma gota de soro fisiológico em cada uma das narinas, de 2 a 3 vezes por dia.

Outra boa opção é usar uma solução nasal vendida em farmácias. O produto é próprio para eliminar secreções nasais.

2. Dar um bom banho morno ou quente

A respiração do vapor produzido por um banho morno ou quente, também ajuda a fluidificar e eliminar as secreções nasais. Tente fechar a porta do banheiro para acumular o máximo de vapor possível.

Lembre-se de secar bem o bebê após o banho, vesti-lo e evitar que a criança fique em locais com correntes de ar.

3. Umidificar o ambiente do cômodo

Coloque um bacia com água quente no mesmo cômodo da criança para umidificar o ambiente, possibilitando que o bebê respira mais partículas de água e aumente a fluidificação das secreções.

Lembre-se de deixar a bacia longe do alcance do bebê para evitar acidentes.

4. Elevar a cabeceira do berço com um travesseiro

Deixar a cabeceira do berço mais elevada permite que a secreção não se acumule na garganta, deixando o deixando o bebê dormir mais sossegado. Colocar uma almofada ou travesseiro em baixo do colchão do berço é uma opção prática para ajudar na situação.

5. Aspirar as secreções com uma seringa de bulbo

Compre uma seringa de bulbo em uma farmácia para remover secreções da narina do bebê. A seringa de bulbo é muito parecida com uma pequena bombinha de ar.

Para utilizá-la, aperte o corpo (balão) da bombinha e depois introduza no início da narina do bebê. Depois sobe o balão devagar e as secreções serão aspiradas gentilmente. Após o uso, lave a seringa com água quente e sabão para evitar fungos e bactérias.

É muito importante que o balão não seja apertado enquanto estiver dentro da narina, para que as secreções não sejam empurradas mais para o fundo e dificultando sua eliminação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade