in

Este é um dos remédios mais recomendados para perda de peso; Pra que serve e quando é indicado

Descubra as principais funções e indicações do medicamento Sertralina, um famoso antidepressivo que possui efeito de emagrecimento.

Reprodução / VIX

O cloridrato de sertralina, popularmente conhecido como sertralina, é um medicamento da classe dos antidepressivos de tarja vermelha que é muito utilizado no tratamento de depressão associada a transtorno de ansiedade, TOC, síndrome do pânico e demais patologias psiquiátricas.

Publicidade

Além da função psicoativa, uma função secundária muito utilizada da sertralina é a de anorexígeno – o cloridrato de sertralina ajuda no processo de emagrecimento de algumas pessoas. Esse uso para emagrecer é regularizado no Brasil, porém, como “off labels”, ou seja, não consta na bula do remédio.

O emagrecimento com o remédio sertralina acontece por dois motivos: em algumas pessoas a diminuição da ansiedade faz com que o indivíduo coma menos, pare de “descontar” ou “buscar conforto” na comida. Já em outras pessoas o princípio ativo provoca perda de apetite, mas somente no início da utilização.

Publicidade

Confira os 7 mais vendidos do país

Publicidade

Vale dizer que em alguns casos o efeito é o contrário: ao invés da pessoa emagrecer ela pode engordar ao se tratar com o medicamento Sertralina. Esse efeito é muito comum com o uso prolongado, por muitos meses. Nesses casos, pesquisas apontam que a chance de ganhar mais massa corpórea e gordura abdominal é grande.

Publicidade

Como a utilização da Sertralina para emagrecer ainda está em processo de análise e comprovação científica e é utilizada “off labels”, a recomendação e adaptação do uso deste medicamento, ou de qualquer outro remédio para emagrecer, sempre deve ser feita por um profissional da saúde, médico ou nutricionista.

Não se automedique, busque sempre a ajuda profissional, este conteúdo tem apenas caráter informativo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Evandro

O mundo do entretenimento é a minha vida.