in

Covid-19: 5 dicas preciosas para evitar a infecção por coronavírus em locais fechados

Além de lavar as mãos e manter o distanciamento, é necessário ter cuidados com ambientes fechados.

EM

Ambientes com boa circulação de ar são extremamente importantes para evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19. Desde o começo da pandemia do coronavírus, a população tem recebido a orientação de lavar as mãos com água e sabão e manter o distanciamento social para poder evitar a contaminação.

Publicidade

No entanto, alguns especialistas têm falado sobre outra dica muito importante que é a necessidade de manter os ambientes ventilados. É preciso observar o ar que está se respirando dentro dos locais de trabalho, transporte e até mesmo dentro da própria casa. Manter janelas abertas sempre que for possível é fundamental para evitar o contágio do vírus.

Por isso, esse artigo vai elencar algumas dicas preciosas que vão ajudar na prevenção contra o vírus em ambientes fechados.

Publicidade

Evitar lugares abafados

Sabe aquela sensação de entrar em um local e sentir o ar parado? Pois, então isso é falta de ventilação naquele ambiente. Se não existe uma circulação de ar o risco de contrair o vírus aumenta de forma considerável.

Publicidade

Verificar o ar condicionado

O aparelho é muito comum em casa, lojas, bancos e escritórios. Considerado um alívio nos dias quentes, é de grande importância verificar qual o tipo de aparelho que se tem. Para quem não sabe, o equipamento suga o ar externo, resfria o ambiente e em seguida elimina o ar interno, ou seja, o ar fica recirculando. Por alguns minutos pode não ser um problema, mas quando exposto por várias horas é um risco para contaminação.

Publicidade

Procure questionar a proporção de ar fresco

Em um prédio moderno, ambiente em que as janelas ficam mais fechadas, talvez você já tenha se perguntado sobre a circulação de ar fresco nesses locais. No geral, esses edifícios possuem um sistema de ventilação que extrai o ar viciado para uma unidade de tratamento de ar. Devido ao risco de contaminação pelo vírus, os especialistas recomendam que o suprimento de ar fresco seja maximizado.

Estar atento aos filtros de ventilação

O sistema de ventilação moderno tem filhos, porém é importante ressaltar que nenhum tipo de sistema é à prova de falhas. Portanto, é importante fazer a manutenção desses filtros.

Cuidado com correntes de ar

Apesar do ar fresco ser muito importante, porém é preciso ressaltar alguns pontos. Por exemplo, caso uma pessoa contaminada estiver ao lado de uma janela aberta que esteja aberta pode acabar espalhando o vírus da Covid para outras pessoas que estejam a favor do vento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade